Economia
UE vai trabalhar com o Japão para combater práticas desleais de comércio, diz Von der Leyen

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a União Europeia (UE) trabalhará com o Japão "para combater a coerção econômica e abordar práticas comerciais desleais". A declaração foi dada em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 23. "Acreditamos na competitividade global e ela deve beneficiar a todos", defendeu.
Na ocasião, a líder europeia apresentou a "Aliança para a Competitividade" entre Japão e UE, que prevê o aumento do comércio entre as partes, segurança econômica reforçada - com cadeias de suprimentos robustas de terras raras -, e trabalho acelerado em inovação, tecnologia limpa e digital. Ela também parabenizou o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, pelo acordo comercial entre Japão e Estados Unidos.
Antes, ao participar da 30ª Cúpula Japão-UE, ela afirmou que a parceria entre o país asiático e o bloco é "calma, resiliente e profundamente enraizada" e que são "amigos próximos e confiáveis". "Compartilhamos valores: justiça, abertura e respeito às regras. E juntos, temos a escala não apenas para defender nossos interesses, mas também para moldar os resultados globais", defendeu, ao mencionar que os japoneses e europeus representam um quinto do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.
Para Von der Leyen, a cúpula é uma chance de fortalecer competitividade conjunta, aprimorar a segurança comum e estabelecer padrões globais alinhados aos valores.
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Placas educativas são instaladas no entorno do Lago do Goití para proteger fauna silvestre e promover consciência ambiental
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3JUSTIÇA
MDB da Barra de São Miguel é condenado por fraude à cota de gênero
-
4CINEMA
Gravações de 'O Diabo Veste Prada 2' devem passar por Itália
-
5EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef