Alagoas

Ambulatório do Hospital da Mulher de AL insere mais de 320 DIUs no primeiro semestre

Joyce Marques / Ascom Hospital da Mulher de AL 22/07/2025
Ambulatório do Hospital da Mulher de AL insere mais de 320 DIUs no primeiro semestre
DIU é um dos métodos contraceptivos mais eficazes para evitar a gravidez não planejada - Foto: Joyce Marques


O Ambulatório Estadual de Planejamento Reprodutivo, que funciona no Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió, assegurou a inserção de 327 Dispositivos Intrauterinos (DIUs) no primeiro semestre deste ano. Este método contraceptivo é um dos mais eficientes para evitar gravidez não planejada.

 

Conforme dados divulgados pela unidades hospitalar, também entre janeiro e junho deste ano, o Ambulatório Estadual de Planejamento Reprodutivo realizou 622 consultas. No mesmo período, 143 ultrassonografias foram feitas, uma vez que este exame é prescrito para ver as condições clínicas da região uterina da mulher.

 

A médica Rafaela Freitas explica que a inserção do DIU de cobre acontece após avaliação da região pélvica. De acordo com ela, a mulher também recebe a orientação de realizar exames de ultrassonografia a cada seis meses, ou caso ocorra alguma intercorrência, para acompanhar se o dispositivo está posicionado corretamente.

 

“O DIU de cobre funciona como espermicida, dificultando o encontro do espermatozóide com o óvulo, evitando a fecundação. Uma vez inserido, a paciente precisa fazer acompanhamento com exames de imagem para verificar se o dispositivo está posicionado corretamente”, ressaltou Rafaela Freitas.

 

Conforme orienta a médica, no dia da primeira consulta, a paciente precisa ter em mãos exames de citologia e ultrassom endovaginal, com validade de até 2 anos. Antes de inserir o dispositivo, a mulher também é submetida ao exame de Beta HCG para descartar gravidez.

 

“A ultrassonografia endovaginal é importante para descartar alterações estruturais do útero, como, por exemplo, miomas ou útero septado. Já a citologia é importante para descartar ou diagnosticar malignidades do colo uterino ou o HPV”, destaca a médica do Hospital da Mulher de Alagoas.

 

Caso a paciente não possua os exames, a médica prescreve a solicitação e a paciente pode realizá-los no próprio Hospital da Mulher de Alagoas, conforme agendamento disponível. Além disso, após 45 dias da inserção do DIU, a paciente deve realizar a ultrassonografia endovaginal para controle da posição do dispositivo e retornará à próxima consulta com o exame.

 

Acesso

 

Para ter acesso ao Ambulatório Estadual de Planejamento Reprodutivo e colocar o DIU as mulheres devem se dirigir ao hospital, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h. A unidade funciona no bairro Poço, em Maceió, e as mulheres devem apresentar documento de identificação com foto, Cartão SUS e comprovante de residência para agendar a primeira consulta.

 

LEGENDAS:

FOTO 1 - O Ambulatório Estadual de Planejamento Reprodutivo funciona no Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió, e assegura a inserção do DIU_FOTO_Joyce Marques 1

 

FOTO 2 - O Dispositivo Intrauterino é um dos métodos contraceptivos mais eficazes para evitar a gravidez não planejada_FOTO_Joyce Marques 2

 

FOTO 3 - Para agendar uma consulta e colocar o DIU, basta se dirigir até o Hospital da Mulher e apresentar documento de identificação com foto, Cartão SUS e comprovante de residência_FOTO_Joyce Marques 3