Geral
Sudene planeja novas soluções ferroviárias para ampliar competitividade comercial e melhorar mobilidade no Nordeste
Autarquia vai estruturar estudos de viabilidade para dois novos trechos em Pernambuco. Iniciativa fortalece retomada pelo Governo Federal de investimentos no transporte ferroviário de passageiros

Recife (PE) – A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) irá viabilizar dois estudos para a implantação ou revitalização de trechos ferroviários em Pernambuco. As análises integram o esforço do Governo Federal para fortalecer a malha logística da Região e impulsionar a competitividade dos arranjos produtivos locais. O anúncio foi feito pelo superintendente Danilo Cabral nesta terça (22). A autarquia vai contar com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na estruturação dos levantamentos.
Um dos projetos vai analisar a viabilidade de estruturação de um trecho ferroviário entre os municípios pernambucanos de Petrolina e Salgueiro, com aproximadamente 250 km. A ideia é verificar soluções para estruturar este equipamento e facilitar o escoamento de cargas, fortalecendo especialmente a logística da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco ao conectar a produção com a Transnordestina, facilitando o acesso aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE).
O equipamento reforçaria Petrolina como ponto hidroferroviário, dada sua localização às margens do Rio São Francisco, com mais de 1.300 km navegáveis. Já Salgueiro é um entreposto logístico relevante por estar no entroncamento das BRs 232 e 116, além de ser um dos pontos de encontro de trechos da própria Transnordestina.
A integração entre os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário pode gerar ganhos expressivos para a economia nordestina, de acordo com o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. “Este movimento da Sudene está integrado a uma política do presidente Lula de requalificar a malha ferroviária brasileira, especialmente a nordestina, fortalecendo a competitividade da Região. Estamos olhando para todos os modais. Do ponto de vista logístico, estima-se que o transporte de cargas ferroviário reduz em 40% o custo do transporte quando comparado ao rodoviário. Ao conectar Petrolina a Salgueiro, aumentamos o potencial de integrar os arranjos produtivos a novos mercados inclusive internacionais”, afirmou o gestor.
O outro levantamento, por sua vez, irá avaliar a possibilidade de reativação de um novo trecho ferroviário de transporte de passageiros entre a capital Recife e Caruaru, cidade do Agreste pernambucano. A extensão estimada é de 120 km. A proposta é analisar cenários de aproveitamento da estrutura remanescente existente e identificar se é viável sua recuperação ou se será necessário construir um novo equipamento. A próxima etapa, após a conclusão desse levantamento inicial, será a avaliação da viabilidade técnica e ambiental do projeto.
De acordo com Danilo Cabral, a proposta resgata uma vocação histórica e atende a demandas contemporâneas de mobilidade e desenvolvimento regional. “É uma iniciativa para qualificar o transporte de passageiros entre estas cidades, que historicamente já foi pensado no final do século 19. É uma ação importante por envolver o polo têxtil, de confecções, além de contribuir significativamente do ponto de vista do turismo e melhorar a mobilidade da BR-232”, destacou.
A articulação da Sudene converge com as ações do Governo Federal para expandir o transporte ferroviário de passageiros. Trechos interligando os municípios de Salvador - Feira de Santana, na Bahia; Fortaleza - Sobral, em solo cearense, e São Luís - Itapecuru Mirim, este no Maranhão, são alguns dos equipamentos ferroviários no Nordeste em planejamento pelo Ministério dos Transportes através da Infra S.A.
A formalização junto à universidade deve ocorrer nas próximas semanas. Estima-se que os estudos devam ser apresentados no primeiro trimestre de 2026.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
VEJA VÍDEO: Depoimento de candidata investigada revela contradições em caso de fraude à cota de gênero
-
2A POLÍTICA COMO ELA É
Dose dupla na Prefeitura: irmãs de ex-vereador Val Basílio são nomeadas para cargos no primeiro escalão em Palmeira dos Índios
-
3PRONUNCIAMENTO
Renan Calheiros cobra que venda da Braskem assegure indenizações ao Estado e às vítimas da tragédia em Maceió
-
4NOVA SECRETÁRIA
Marília Albuquerque é nomeada secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas
-
5MUNDO
Prima de príncipes William e Harry, Rosie Roche é encontrada morta aos 20 anos em casa na Inglaterra