Geral

Mudanças no clima e poluição do ar aumentam casos de problemas respiratórios em crianças

Pneumologista alerta para os cuidados, especialmente, no retorno das férias escolares

Gratta Comunicação 21/07/2025
Mudanças no clima e poluição do ar aumentam casos de problemas respiratórios em crianças

As mudanças bruscas no clima de inverno tem afetado diretamente a saúde respiratória das crianças. A alternância rápida entre sol forte e pancadas de chuva no mesmo dia, associada à poluição do ar e ao aumento da umidade tem contribuído para o crescimento dos casos de doenças respiratórias como asma, bronquite e rinite alérgica em pacientes pediátricos.

A pneumologista infantil Rita Silva, referência na área em Alagoas, faz um alerta sobre o ambiente propício para crises respiratórias em crianças. "Os pais precisam estar atentos aos sinais como tosse persistente, chiado no peito, cansaço fácil e coriza frequente”, orientou.

Segundo a médica, o período pós-férias escolares costuma registrar um aumento nas consultas e atendimentos por problemas respiratórios, já que as crianças voltam à rotina escolar e ficam mais expostas aos vírus em ambientes fechados e mal ventilados.

Embora Maceió tenha um ar mais limpo em comparação com grandes capitais, a cidade sofre com tráfego intenso, queima de lixo e baixa arborização, o que favorece o acúmulo de poluentes, agravando o quadro respiratório das crianças mais sensíveis.

CUIDADOS
Para reduzir os impactos na saúde infantil, Rita Silva recomenda manter a vacinação em dia, especialmente contra gripe e outras doenças respiratórias.

Além disso, ela pede para evitar exposição a ambientes com mofo, poeira ou fumaça; manter os locais bem ventilados e limpos, com atenção especial a roupas de cama e brinquedos de pelúcia; hidratar bem as crianças e incentivá-las a lavar as mãos com frequência;

A médica também alerta para observância de sinais como falta de ar, tosse noturna ou recorrente e uso da musculatura do tórax para respirar.