Geral
Sinpete 2025 garante sequência de projetos vencedores na premiação
Após premiação, equipes recebem acompanhamento para consolidar resultados em livretos, patentes e artigos científicos

O Laboratório de Mentoria (LabMent) do programa Sinpete – Ciência e Inovação na Educação Básica, tem transformado ideias promissoras em projetos científicos sólidos, que se concretizam nas escolas de Alagoas. O programa acompanha as propostas vencedoras do Concurso InovaEdu – originalmente batizado de Concurso de Ideias Inovadoras –, oferecendo orientação especializada para que os professores e estudantes avancem rumo a publicações e ao reconhecimento no cenário científico.
Destinado às equipes vencedoras em primeiro lugar nas categorias de Pesquisa Inovadora e Produto Inovador, o LabMent tem duração de três meses, com carga horária total de 42 horas, distribuídas entre atividades individuais e coletivas. O objetivo é sistematizar os resultados e elaborar livretos que integrarão a edição 2025 da Coleção Sinpete - Ciência para o Desenvolvimento Sustentável.
Esse processo é etapa obrigatória para a continuidade das atividades no período pós-evento. Este ano, os encontros renderam diversos aprendizados sobre ética na escrita científica e oficinas intensas de revisão, nas quais os estudantes e professores deram vida a textos nascidos de problemáticas e soluções locais. Essas produções ganham asas rumo à 3ª edição da Coleção Sinpete – Ciência na Escola para o Desenvolvimento Sustentável, com lançamento previsto na Bienal do Livro de Alagoas.
Já as equipes premiadas na categoria Produto Inovador participam também da Mentoria Técnica, com foco na redação do Relatório de Patente de Invenção, que será submetido ao órgão competente de proteção da propriedade intelectual. O acompanhamento é promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Ufal), incluindo orientação quanto ao depósito do pedido no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
As atividades se estendem ainda às equipes classificadas entre os 15 primeiros lugares na categoria Práticas Educacionais Inovadoras, que devem submeter o relato completo do trabalho para a Revista OPTIE - Observatório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica, no prazo máximo de 15 dias após o encerramento do evento, visando à composição de uma edição especial com os melhores projetos.
Com ações realizadas ao longo de todo o ano, o programa Sinpete reforça o compromisso de impulsionar a educação, a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico na Educação Básica. Dessa forma, promove o protagonismo de crianças, adolescentes, jovens e adultos, tornando a escola um espaço de autoria e descoberta.
Promovida desde 2022 pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Semana é organizada pela Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Sua abrangência e impacto têm colocado a Sinpete entre os maiores eventos de divulgação científica de Alagoas, com o apoio de instituições como CNPq, FNDCT, MCTI, CAPES, IMA, Fapeal, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro. Internamente, a mobilização envolve cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da Ufal. Externamente, participam as secretarias de educação das redes estadual e municipais, além de escolas particulares.
Mais lidas
-
1ASTRONOMIA
Urano emite mais calor do que recebe do Sol, reforçando mistérios sobre sua origem (IMAGEM)
-
2MÚSICA
Vocalista da Banda Mala 100 Alça é atingido por lata durante show em MT, mas passa bem e perdoa agressor
-
3MANIFESTAÇÃO
Bolsonaristas voltam à Avenida Paulista em ato contra Moraes e em apoio a Bolsonaro (VÍDEO)
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal