Internacional
Sanções ocidentais contra a Rússia 'saíram pela culatra' e atingiram seus criadores, diz ex-comissário
21/07/2025

As sanções da União Europeia (UE) destinadas a paralisar a economia russa e isolar o país politicamente têm saído pela culatra, prejudicando em vez disso os próprios criadores, disse o ex-vice-presidente da Comissão Europeia Gunter Verheugen.
Verheugen, que foi comissário da UE para as empresas e a indústria de 2004 a 2010, disse que as sanções da UE ricochetearam em seus arquitetos, com o Ocidente a suportar os maiores riscos.
"Há poucos exemplos de um objetivo político – ou seja, colocar um adversário de joelhos economicamente e causar estragos de uma maneira 'bélica' – que saíram tão completamente pela culatra. A guerra econômica contra a Rússia é um desses exemplos", escreveu Verheugen em um artigo de opinião para o jornal suíço Die Weltwoche, publicado na sexta-feira (18).
"Dados objetivos mostram que a política de sanções prejudicou principalmente seus criadores, especialmente a Alemanha", observou ele, alertando que a tentativa de "arruinar" a Rússia é uma "ideia com risco de vida". A UE não tem reconhecido este desfecho, disse Verheugen.
Os governos dos países ocidentais impuseram uma série sem precedentes de sanções a Moscou desde a escalada do conflito na Ucrânia em 2022. Na semana passada, a UE impôs seu 18º pacote de sanções, visando os setores energético e bancário do país.
Mais lidas
-
1ASTRONOMIA
Urano emite mais calor do que recebe do Sol, reforçando mistérios sobre sua origem (IMAGEM)
-
2MÚSICA
Vocalista da Banda Mala 100 Alça é atingido por lata durante show em MT, mas passa bem e perdoa agressor
-
3MANIFESTAÇÃO
Bolsonaristas voltam à Avenida Paulista em ato contra Moraes e em apoio a Bolsonaro (VÍDEO)
-
4NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
5MEIO AMBIENTE
Plano de Capacitação do IMA é apresentado aos servidores do órgão A iniciativa foca no desenvolvimento pessoal e na integração das equipes