Alagoas
Jovem de Alagoas é reconhecido por ONG internacional
Estudante criou projeto de impacto social que mobiliza jovens da região

A Ashoka, maior rede mundial de seleção de projetos de impacto social desenvolvidos por jovens para suas comunidades, reconheceu o jovem João Marcos de Almeida dos Santos, de 17 anos, como Jovem Transformador Ashoka 2025. Ele idealizou e desenvolveu uma plataforma digital para auxiliar estudantes do ensino público na preparação para o ENEM e outros vestibulares.
O jovem foi homenageado durante o Festival LED, no Rio de Janeiro, onde apresentou a sua iniciativa a parceiros da Rede Ashoka ao lado de outros jovens, entre 15 e 19 anos, que também foram reconhecidos pela organização. A partir de agora, ele passa a integrar a rede internacional da ONG.
Os escolhidos para integrar a nova turma de Jovens Transformadores terão acesso, ao longo de três anos, a oficinas, eventos, orientação estratégica e parcerias para ampliar o alcance de suas iniciativas. “Ao reconhecer esses protagonistas, queremos inspirar outros jovens, e também os adultos, a enxergarem que a mudança social começa com atitudes simples, sustentadas por empatia, colaboração, iniciativa e uma nova forma de liderar que mostra que todas pessoas têm o direito a contribuir com o bem comum”, afirma Helena Singer, líder da Estratégia de Juventude da Ashoka.
A ferramenta criada por João Marcos, que é morador de Arapiraca, não apenas oferece materiais de estudo como filtra oportunidades de inscrição e auxilia pessoas afastadas dos estudos a encontrarem programas como o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e inciativas de aceleração escolar. O projeto ganhou reconhecimento ao ser levado como exemplo para o Plano Nacional da Educação e para o Plano Nacional da Juventude 2024-2026.
João Marcos percebeu que poderia ampliar ainda mais o impacto de sua inciativa. Agora, ele pretende expandir a plataforma para que não apenas auxilie na preparação acadêmica, mas também aborde a saúde mental dos estudantes e incorpore tecnologias como a inteligência artificial, sempre com moderação e foco na inclusão.
O jovem tem inspirado muitos outros jovens a acreditarem no seu potencial e a enxergarem a educação como uma ferramenta de transformação social. “Acredito que pequenas ações podem gerar grandes mudanças e que, por meio do conhecimento e da solidariedade, é possível abrir caminhos para um futuro ainda melhor”, completa ele.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre influenciadora Katiussia Rocha aos 30 anos em Penedo
-
2OBITUÁRIO
Morre em Maceió o bancário aposentado Helenilson Ribeiro Monteiro
-
3JUSTIÇA
Influencer conhecido como "Segurança do Amor" deixa prisão e nega envolvimento com facção
-
4POLÍCIA
Polícia Civil realiza reconstituição da morte de Gabriel Lincoln em Palmeira dos Índios
-
5ACIDENTE
Motociclista fica ferido após colisão com carro na BR-316, em Palmeira dos Índios