Variedades

Latin GRAMMY promove networking e debate sobre mercado musical no Rio de Janeiro

Redação com agências 14/07/2025
Latin GRAMMY promove networking e debate sobre mercado musical no Rio de Janeiro
O presidente da Academia Latina da Gravação, Manuel Abud

A Academia Latina da Gravação (Laras), responsável pela realização do prestigiado Latin GRAMMY, promoveu na última quarta-feira (9) o evento “Mixer Rio 2025 – Networking, Música e Conexões”, reunindo artistas, compositores, produtores e executivos do setor fonográfico no Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro.

O encontro aconteceu na Casa Horto e contou com a presença de aproximadamente 250 convidados, que participaram de momentos de interação, troca de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento da premiação, que este ano chega à sua 26ª edição.

Além dos debates e rodadas de networking, a programação contou com apresentações musicais ao vivo, como o pocket-show do projeto “Dominguinho”, formado por João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho, e uma performance especial da cantora Marina Sena, um dos nomes mais influentes da nova cena pop brasileira.

Presenças de peso


Estiveram presentes representantes da Laras, incluindo o presidente da entidade, Manuel Abud, e o diretor de Premiações e Membresia, Luis Dousdebes. A iniciativa buscou fortalecer os laços da premiação com o mercado musical brasileiro e aumentar a participação de profissionais locais no Latin GRAMMY.

Entre os artistas convidados, marcaram presença nomes de destaque como Lulu Santos, Paula Toller, Gabi Melim, Giulia Be, Criolo, Paula Lima (atual presidente da UBC – União Brasileira de Compositores) e Ana Cañas.

Já entre os executivos da indústria fonográfica, participaram do encontro representantes de grandes players do setor, como Alexandre Schiavo (Altafonte), Arthur Fitzgibbon (ONErpm) e Aloysio Reis (Sony/ATV).

Reconhecimento e aproximação com o Brasil


O “Mixer Rio 2025” reforça a importância estratégica do Brasil para a Academia Latina da Gravação, tanto pelo peso do país no mercado fonográfico latino-americano quanto pela diversidade e riqueza cultural de sua produção musical.

O evento faz parte de uma série de ações promovidas pela Laras para incentivar a aproximação com a comunidade artística e incentivar novas inscrições para as categorias do Latin GRAMMY, cujo reconhecimento internacional vem crescendo ano após ano.