Alagoas

Rede de Atenção promove qualificação a profissionais da linha de frente do atendimento a vítimas de violência

Joyce Marques / Ascom RAV 14/07/2025
Rede de Atenção promove qualificação a profissionais da linha de frente do atendimento a vítimas de violência
A capacitação promovida pela Sesau para técnicos das unidades da RAV ocorreu no auditório da Vice-Governadoria - Foto: Joyce Marques / Ascom RAV


O evento ocorreu no auditório da Vice-Governadoria, em Maceió, com o objetivo de ofertar um espaço de troca de experiências entre as equipes Repórter Fotográfica: Joyce Marques / Ascom RAV

 

A Rede de Atenção às Violências (RAV) promoveu, nesta segunda-feira (14), capacitação destinada aos profissionais das sete portas de assistência geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O encontro aconteceu no auditório da Vice-Governadoria, em Maceió, com o objetivo de ofertar um espaço de troca de experiências entre as equipes, visando o fortalecimento e promoção da rede.

 

A programação contou com as palestras: ‘Escuta Protegida: Garantindo Direitos, Respeitando Trajetórias’, realizada pela delegada Bárbara Arraes; e ‘Protocolos de Atendimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência Doméstica’, ministrada pela delegada Ana Luiza Nogueira. Já a psicóloga Analinne Maia falou sobre o tema ‘Na Linha de Frente: Saúde Mental de Quem Enfrenta a Violência Todos os Dias’.

“A RAV vem apresentando grandes resultados no atendimento e encaminhamento das vítimas de violência, por isso, oportunizar momentos como este aos profissionais resulta na qualidade dos atendimentos realizados diariamente nas Salas e Áreas Lilás. O Governo de Alagoas está investindo e fortalecendo a gestão das portas para continuarmos mudando a realidade das pessoas mais vulneráveis, que sofrem violência em nosso Estado”, destacou a gerente da RAV, Laura Oliveira.

 

Fortalecimento das Políticas Públicas

 

Participando da qualificação, a assistente social da Área Lilás do Hospital da Mulher, Jaciara Félix, ressaltou a importância do encontro para o fortalecimento das práticas profissionais e do trabalho em rede no acolhimento às vítimas de violência. “Foi muito importante essa integração entre profissionais, onde pudemos ampliar a visão e compartilhar com os colegas experiências do dia a dia nos atendimentos realizados nas Salas Lilás, além de nos qualificarmos ainda mais para o atendimento às vítimas que passam pela rede”, completou.

 

O evento contou com a presença do vice-governador, Ronaldo Lessa; do secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, e da superintendente de Estratégias Hospitalares da Sesau, Sayonara Gomes.