Política
Fazenda promove audiências do orçamento para moradores das regiões 3 e 4 de Maceió

Moradores dos bairros Ouro Preto, Canaã, Farol, Gruta, Petropólis, Bom Parto, Chã da Jaqueira e demais regiões participaram e contribuíram para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) de 2026/2029. As audiências públicas realizadas na última semana pela Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) receberam moradores, lideranças comunitárias, membros de associações de bairros e técnicos do Município, que discutiram as prioridades de investimentos públicos para os próximos quatro anos.
As audiências contemplaram as regiões administrativas 3 e 4, atendendo aos bairros Farol, Pitanguinha, Pinheiro, Gruta de Lourdes, Canaã, Santo Amaro, Jardim Petrópolis, Ouro Preto, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Chã da Jaqueira, Bom Parto, Petrópolis, Santa. Amélia, Fernão Velho, Rio Novo e Mutange. Nos encontros, a população pode opinar, sugerir e apontar quais são as políticas públicas mais urgentes de cada lugar.
É o caso de Maria Glória da Conceição, moradora do Canaã, que participou da audiência para a região 3 pela primeira vez e deu sugestões de melhorias para o seu bairro e região. “Falei de coisas que considero importantes e que precisam, sempre, de atenção, como saúde, atendimento médico e medicamentos, e também do transporte estudantil”, revelou a moradora.
Maria da Glória disse que é graças ao transporte gratuito oferecido pela Prefeitura de Maceió que ela consegue manter a regularidade das aulas no Ensino para Jovens e Adultos (EJA). “Fiz essa sugestão sobre o transporte porque é algo que me ajudou e que me ajuda muito, todos os dias. Então, eu entendo que também pode fazer a diferença na vida de outras pessoas”, contou.
José Isaac, morador do bairro Rio Novo, também fez questão de participar e de dar sua contribuição. “Essa é a minha primeira vez participando. Acho essa escuta muito importante, pois estão ouvindo os nossos anseios, o pensamento da comunidade. Fiquei no eixo que discute a estrutura, e pensei em melhorias para as ruas, a revitalização de vias, do asfalto e manutenção de estrutura urbana, além do transporte”, contou.
Além dos moradores, as audiências também contam com a presença dos técnicos do Município que ajudam a tirar dúvidas sobre a viabilidade das ações propostas pela população.
A servidora da Semed, Claudiane Oliveira, contou que os moradores que compareceram às últimas audiências têm sido participativos, trazendo contribuições de qualidade para a elaboração do PPA.
“Ouvir o que a população local tem a dizer e discutir junto com ela é muito importante para que a gente entenda e sinta de perto a real necessidade. Esse feedback ajuda até mesmo a rever a alinhar algumas ações que podem ter uma necessidade mais urgente em uma região do que em outra, como, por exemplo, a instalação de creches, a ampliação e reforma de quadras esportivas, a oferta de cursos profissionalizantes para os moradores, que ajudam muitos pais e mães a trabalhar. Todas essas ações estão integradas pois beneficiam a comunidade de muitas formas”, explicou.
O comparecimento às audiências não é a única forma de participar. Os maceioenses também podem fazer suas sugestões no site Participa Maceió. Basta fazer o login ou criar um cadastro para apontar quais ações são propriedades para sua região. A participação on-line pode ser feita a qualquer momento pelo participa.maceio.al.gov.br. As audiências acontecem durante todo o mês de julho, em diversos bairros da capital, sempre às quintas, às 19h, e sábados, às 14h, em regiões administrativas diferentes.
José Antônio, morador do bairro Petrópolis, ressaltou que participou de várias audiências e integrou alguns conselhos municipais. Para ele, é importante participar e entender as etapas que levam do planejamento até a conclusão das ações.
“Se a gente não for presente e atuante, não adquire, não ensina e não divulga. Participei do eixo de infraestrutura e mobilidade urbana, que é um eixo que engloba muitas questões que impactam a acessibilidade e a qualidade de vida de toda uma região. Eu destaco, nesse debate, a questão da mobilidade da pessoa com deficiência e do idoso”, finalizou José.
As ações priorizadas e as sugestões são recolhidas pela Secretaria Municipal de Fazenda, que junto aos demais órgãos da estrutura administrativa municipal, vai estudar a viabilidade de execução, com prazos e valores definidos. A versão final do PPA, que será enviada à Câmara Municipal até o dia 30 de setembro.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre em Maceió o bancário aposentado Helenilson Ribeiro Monteiro
-
2OBITUÁRIO
Morre influenciadora Katiussia Rocha aos 30 anos em Penedo
-
3DENÚNCIA
Família de homem morto após abordagem em Santana do Ipanema pede afastamento de policiais
-
4FUTEBOL
Luis Enrique se lamenta com auxiliares após agressão ao brasileiro João Pedro: 'Sou um idiota'
-
5JOGOU PRA FRENTE
Após emplacar tia no STJ, JHC adia promessa feita a Lula de deixar o PL, diz jornalista