Internacional
Unesco mantém Veneza fora de lista de patrimônios em risco
Decisão se baseia em 'melhorias na gestão' do centro histórico

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco decidiu mais uma vez manter o centro histórico de Veneza, joia turística da Itália, fora da lista de lugares em risco.
A decisão unânime foi anunciada nesta sexta-feira (11) durante reunião da comissão em Paris, na França, e se baseia em "melhorias na governança e gestão" do local.
"É um reconhecimento do trabalho intenso e concreto desenvolvido nos últimos anos para a proteção da cidade, de seus valores universais, de sua paisagem cultural e de sua habitabilidade", diz uma nota assinada pelos ministérios das Relações Exteriores e da Cultura da Itália e pela Prefeitura de Veneza.
Um dos fatores elogiados pelo comitê, segundo o comunicado, foi a proibição de grandes navios, como os de cruzeiro, na Bacia de San Marco, que banha o centro histórico, bem como instrumentos de mitigação da crise climática.
Em julho de 2023, a Unesco chegou a recomendar a inclusão de Veneza na lista de patrimônios da humanidade em risco devido aos impactos do aquecimento global e do turismo de massa, mas depois decidiu dar mais tempo para avaliar as medidas das autoridades italianas.
Além do veto a navios de cruzeiro, Veneza introduziu um sistema de acesso mediante cobrança no centro histórico da cidade em dias de alto fluxo de visitantes (medida direcionada apenas a quem faz bate e volta) para combater o turismo predatório.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre influenciadora Katiussia Rocha aos 30 anos em Penedo
-
2FUTEBOL
Luis Enrique se lamenta com auxiliares após agressão ao brasileiro João Pedro: 'Sou um idiota'
-
3ASSASSINATO
Mulher é morta a facadas pelo marido no Residencial Vale do Perucaba, em Arapiraca
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5POLÍCIA
Quem era o Italiano é morto a tiros na porta de casa em Maceió