Alagoas
Campanha Julho Verde é lançada pela Sesau e ressalta a prevenção do câncer de cabeça e pescoço

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta sexta-feira (11), o lançamento da Campanha do Julho Verde em Alagoas, que tem como meta a prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Com o tema “Inspire Prevenção: Exale Saúde”, o evento foi realizado na Associação Comercial de Maceió, no bairro Jaraguá, e reuniu profissionais de saúde dos 102 municípios, autoridades e representantes da sociedade civil.
Durante o evento, coordenadores de saúde bucal dos municípios e cirurgiões dentistas que atuam em unidades básicas de Saúde (UBSs) e centros de especialidades odontológicas (CEOs) discutiram estratégias para combater e atuar no diagnóstico precoce dos casos de tumores de cabeça e pescoço. Eles também debateram a melhor forma de promover um cuidado integral para aqueles que já enfrentam a doença.
A coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal, Lisiane Torres, destacou que o encontro foi um momento para unir forças em torno da prevenção e do diagnóstico precoce. “O Julho Verde é mais do que uma campanha. É um chamado à atenção, à escuta e à ação contra o câncer de cabeça e pescoço", salientou a representante da Sesau.
Sinais de Alerta
Ela destacou que sinais como feridas na boca que não cicatrizam, rouquidão persistente ou dificuldade para engolir não devem ser ignorados quando se trata do câncer de cabeça e pescoço. Além disso, devemos reforçar a importância de hábitos saudáveis para que possamos ter uma melhor qualidade de vida”, frisou.
.jpg)
Lisiane Torres explica, ainda, que o câncer de cabeça e pescoço pode afetar áreas como boca, garganta, laringe, faringe e nariz. Apesar de muitas vezes silencioso no início, um tumor nessa região do corpo pode ser tratado com mais sucesso quando identificado precocemente. Por isso, a profissional recomenda a visita com frequência regular a um cirurgião dentista.
“A Campanha do Julho Verde em Alagoas também é o momento de valorizar o trabalho dos profissionais que atuam na linha de frente, que acolhem, diagnosticam e tratam com competência e empatia”, destacou a coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal.
Conscientização Fundamental
A cirurgiã dentista e estomatologista, Larissa Tinô, que atua na cidade de Arapiraca, no Agreste alagoano, foi uma das participantes do evento. Para ela, incentivar campanhas que conscientizem a população é fundamental.
"Normalmente, um câncer de cabeça e pescoço é diagnosticado em estágio mais avançado. Então, quanto antes a gente conseguir diagnosticar, melhor o prognóstico para esse paciente e mais saúde para todos. Por isso, encontros e capacitações são fundamentais para aprimorarmos a assistência”, ressaltou.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Nota de Falecimento: Morre o Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência do setor agropecuário no Sertão
-
2REAÇÃO
Recibo de cabaré com “tarifa do Trump” viraliza nas redes sociais
-
3POLÍTICA EM EVOLUÇÃO
Lula sela indicação de Marluce Caldas ao STJ em encontro com Lira, Renan Filho e JHC no Alvorada
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5MORTE
Cânion Fortaleza: como é o parque no RS onde menina de 11 anos caiu e morreu