Alagoas

Controladoria Geral do Estado promove visita técnica para conscientizar servidores sobre assédio moral

Ascom CGE 11/07/2025
Controladoria Geral do Estado promove visita técnica para conscientizar servidores sobre assédio moral
Iniciativa integra uma série de ações educativas que visam promover a valorização do funcionalismo público - Foto: Ascom CGE



A Superintendência de Ouvidoria e Transparência (Suot) da Controladoria Geral do Estado continua realizando visitas para sensibilizar os servidores sobre o enfrentamento ao assédio moral. Nesta quarta-feira (9), as atividades foram na Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e na Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef). 

 

A iniciativa integra uma série de ações educativas que visam promover a valorização do servidor público e fomentar uma cultura organizacional mais ética, justa e saudável.

 

Durante os encontros, os servidores participaram de palestras e dinâmicas que abordaram o conceito de assédio moral, suas manifestações no ambiente de trabalho e, principalmente, como identificar, prevenir e denunciar essas práticas.

 

Fabrícia Montenegro, assessora de controle interno da Suot, destacou a importância do diálogo com os servidores sobre os principais aspectos relacionados ao tema. 

 

“Falamos um pouco sobre o que é o assédio moral no ambiente de trabalho, suas causas, consequências e situações que o caracterizam ou não. Trouxemos exemplos práticos do dia a dia, para facilitar o entendimento, e reforçamos o papel da Ouvidoria como uma ferramenta de escuta, acolhimento e encaminhamento das denúncias. Também abordamos a importância da transparência nesse processo e como ela e a ouvidoria se complementam”, explicou.

 

A apresentação também destacou exemplos de comportamentos que podem configurar assédio, como ameaças constantes de demissão, imposição de tarefas humilhantes, críticas sistemáticas e infundadas, e discriminações de qualquer natureza. 

 

Também foi reforçada a diferença entre assédio moral e práticas legítimas de gestão, esclarecendo que exigências por produtividade e respeito às normas, quando aplicadas com isonomia e finalidade correta, não caracterizam assédio.

 

Um dos pontos altos da Caravana é o papel da Ouvidoria como ferramenta essencial no enfrentamento ao assédio moral. Os servidores foram orientados sobre como registrar denúncias, de forma identificada ou anônima, por meio do sistema e-OUV, que garante sigilo, acompanhamento de providências, sem risco de retaliação.

 

A CGE, por meio da Superintendência de Ouvidoria e Transparência, enfatiza que a Ouvidoria vai além de um canal de denúncia: é uma ponte entre o servidor e o direito à dignidade no trabalho. 

 

A parceria com os setores de Recursos Humanos também tem sido estratégica, promovendo capacitações, campanhas e pesquisas organizacionais para fortalecer um ambiente laboral saudável e preventivo.

 

Com a passagem da Caravana pela Seagri e Secdef, reforça-se o compromisso com a proteção da integridade dos servidores e o combate firme a qualquer forma de assédio no serviço público.