Internacional
Rubio diz estar 'esperançoso' sobre cessar-fogo em Gaza
'Talvez estejamos mais perto', afirmou o secretário de Estado

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse nesta quinta-feira (10) que está "esperançoso" quanto à possibilidade de um cessar-fogo entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.
Em visita à Malásia, o chefe da diplomacia americana afirmou a jornalistas que os "termos gerais já foram aceitos" e que agora é preciso negociar sobre "como implementá-los".
"Estamos esperançosos. Talvez estejamos mais perto do que já estivemos em um bom tempo, mas também reconhecemos que ainda há alguns desafios no caminho", declarou Rubio.
Segundo ele, um dos entraves é a recusa do Hamas em se desarmar, o que encerraria o conflito "imediatamente". O grupo fundamentalista, por sua vez, alega que as dificuldades dizem respeito à livre entrada de ajuda humanitária em Gaza e à retirada militar de Israel.
Além disso, o Hamas exige garantias de que o cessar-fogo seria duradouro. A guerra chegou a ser paralisada por 60 dias no início do ano, porém o acordo foi rompido por Israel em março.
Em 21 meses de conflito, mais de 55 mil palestinos já perderam a vida em Gaza, enquanto os atentados do Hamas em 7 de outubro de 2023, que deflagraram a guerra, mataram 1,2 mil israelenses.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Nota de Falecimento: Morre o Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência do setor agropecuário no Sertão
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3SAÚDE E SOLIDARIEDADE
Morador de Palmeira dos Índios luta contra câncer agressivo e pede ajuda para continuar tratamento
-
4EMBOSCADA
Ex-jogador da Seleção de Vôlei é morto a tiros após cair em armadilha planejada por ex-amigo, diz polícia
-
5PELO INSTAGRAM
Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e diz que Trump vai vir para cima do ministro e de sua esposa