Geral

Vinho e cachaça: segmentos são fortalecidos durante seminário em Xanxerê

MB Comunicação Empresarial 11/07/2025
Vinho e cachaça: segmentos são fortalecidos durante seminário em Xanxerê
Seminário do Vinho e da Cachaça, realizado recentemente, na Associação Vêneta, no Parque de Eventos da Femi, em Xanxerê. (Foto: Divulgação Prefeitura de Xanxerê).

Com aromas intensos, identidade regional e raízes familiares, o vinho e a cachaça artesanal conquistam cada vez mais espaço no cenário econômico e turístico do oeste catarinense. Essa valorização dos produtos locais foi o ponto de partida do Seminário do Vinho e da Cachaça, realizado recentemente, na Associação Vêneta, no Parque de Eventos da Femi, em Xanxerê.


Organizado pela Epagri, Cidasc, Sebrae/SC, Associação Vêneta e Prefeitura de Xanxerê, o evento foi direcionado a produtores já legalizados, empreendedores em processo de formalização, além de profissionais do turismo, da gastronomia e do setor de restaurantes. A programação reuniu também especialistas e técnicos que destacaram a regulamentação como ferramenta estratégica de desenvolvimento dos empreendimentos, esclareceu os procedimentos necessários e acesso a novos mercados.


“Atualmente, o oeste catarinense conta com cerca de 15 empreendimentos legalizados, incluindo duas destilarias e uma vinícola apenas em Xanxerê. Esses dados reforçam o potencial da região em transformar tradição em geração de renda, profissionalização e atração de visitantes. O Sebrae/SC atua diretamente nesse processo por meio do Programa de Consultorias de Inovação e Tecnologia (Sebraetec), oferecendo direcionamento técnico especializado. Trabalhamos desde a etapa de legalização até a formulação e o desenvolvimento dos produtos, viabilizando o comércio eletrônico e o posicionamento nas redes sociais, pontos que tem ampliado significativamente o alcance regional das marcas”, explicou o analista técnico do Sebrae/SC, Thiago Dalla Rosa.


Durante o seminário, o consultor do Sebrae/SC, Fábio Ecco, e demais técnicos apresentaram orientações práticas para adesão ao Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV), regularização junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e os impactos positivos da legalização, ampliação de mercado, acesso a canais de venda institucional, turismo rural e maior visibilidade para os rótulos.


O extensionista da Epagri, Thiago Marchi, salientou que a produção de vinhos e cachaças artesanais no oeste Catarinense vai além de uma atividade econômica. “Ela é parte essencial da nossa identidade cultural, enraizada na história das famílias imigrantes que ajudaram a construir essa região. É um verdadeiro patrimônio que merece ser valorizado, legalizado e promovido com orgulho. Quando falamos nesses produtos locais, destacamos oportunidades de geração de renda, turismo rural, permanência das famílias no campo e agregação de valor à agricultura familiar”.


A programação encerrou com uma confraternização entre os participantes, acompanhada de degustação e comercialização de produtos regionais.


SOBRE O SEBRAE/SC O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.


Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.