Política

Renan diz que nunca se opôs à indicação de Marluce Caldas ao STJ e reforça preferência por JHC em eventual aliança

Senador revela que gostaria de ver o prefeito de Maceió candidato ao Senado e descarta apoio a Arthur Lira em 2026

Cinara Corrêa 11/07/2025
Renan diz que nunca se opôs à indicação de Marluce Caldas ao STJ e reforça preferência por JHC em eventual aliança
- Foto: Arquivo

Em conversa informal com interlocutores nesta quinta-feira (10), em Brasília, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou estar satisfeito com a indicação de Marluce Caldas para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Eu nunca criei problema nesse sentido e acho que é bom para Alagoas”, comentou o parlamentar.

Questionado sobre um suposto acordo entre o presidente Lula (PT), o prefeito de Maceió, JHC (PL), e o deputado federal Arthur Lira (PP), para viabilizar a nomeação, Renan revelou não ter participado das articulações, mas confirmou que tomou conhecimento do entendimento: “Soube que o Arthur Lira e Lula acertaram para o prefeito ficar no mandato até o final”.

Apesar da movimentação, o senador alagoano lamentou que JHC não dispute uma vaga ao Senado em 2026. “Queria que ele fosse candidato, quis muito que ele saísse para ser candidato ao Senado. Sempre preferi aliança com ele a Arthur Lira. Entre Lira e ele, prefiro ele sem pestanejar”, afirmou.

A resistência de Renan em relação a Arthur Lira é antiga e notória. O senador não esconde que considera o ex-presidente da Câmara um entrave político para os interesses de Alagoas e reforça que, em eventual disputa para o Senado, está à frente de Lira em todas as pesquisas, além de contar com maior apoio de prefeitos e deputados estaduais.

Renan Calheiros já declarou publicamente que não aceita uma aliança com Arthur Lira, reforçando que o deputado atua “contra os interesses de Alagoas”. A fala mais recente reforça a disposição do senador de manter distância do bloco liderado por Lira nas articulações para 2026.