Internacional
Após reunião de chanceleres, China diz esperar achar forma de conviver com EUA em 'nova era'

O governo chinês afirmou, em comunicado divulgado nesta sexta-feira, 11, esperar que China e Estados Unidos "possam encontrar uma forma de conviver na nova era". A declaração foi feita após reunião entre o ministro das Relações Exteriores do país, Wang Yi, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Kuala Lumpur.
O documento, publicado pelo ministério das Relações Exteriores chinês, destaca ainda que a China espera que os EUA adotem "uma postura objetiva, racional e pragmática ao lidar" com o país e formulem suas políticas com o objetivo de "coexistência pacífica e cooperação vantajosa para ambos". Além disso, o governo chinês defende que os EUA interajam com a China "de maneira igualitária, respeitosa e mutuamente benéfica", buscando juntos "um caminho correto para a convivência sino-americana na nova era".
Segundo o comunicado, Wang Yi apresentou detalhadamente a posição e os princípios da China para o desenvolvimento das relações sino-americanas, ressaltando que os dois países devem transformar os importantes consensos alcançados entre os chefes de Estado, Xi Jinping, da China, e Donald Trump, dos EUA, em políticas e ações concretas.
O comunicado informa que as partes consideraram o encontro "positivo, pragmático e construtivo", e concordaram em fortalecer os canais diplomáticos, a comunicação e o diálogo em todos os níveis e setores. Segundo o documento, os departamentos diplomáticos terão papel ativo "na promoção das relações bilaterais, explorando a ampliação da cooperação ao mesmo tempo em que gerenciam as divergências".
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Nota de Falecimento: Morre o Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência do setor agropecuário no Sertão
-
2REAÇÃO
Recibo de cabaré com “tarifa do Trump” viraliza nas redes sociais
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto
-
5POLÍTICA EM EVOLUÇÃO
Lula sela indicação de Marluce Caldas ao STJ em encontro com Lira, Renan Filho e JHC no Alvorada