Internacional
Itália candidata tumbas pré-históricas a Patrimônio Unesco
Domus de janas representam arte e arquitetura antigas sardas

AItália oficializou a candidatura das domus de janas, tumbas pré-históricas da Sardenha, a Patrimônio Mundial da Humanidade, informou o representante permanente de Roma na Unesco, embaixador Liborio Stellino, nesta quinta-feira (10).
As domus de janas, conhecidas popularmente como "casas de fadas", são tumbas pré-históricas escavadas em rochas presentes em quase toda a Sardenha. Datados do período Neolítico, esses túmulos representam a arte e a arquitetura sardas antigas, tendo sido utilizados até o final da Idade do Bronze (4.400 - 2.000 a.C.). Atualmente, estão catalogadas 3,5 mil tumbas nesse formato, mas estudiosos acreditam que possa haver outras "casas de fadas" a ser descobertas.
"A Itália tem orgulho de promover um sítio que destaca a profunda conexão entre cultura, história e território, valorizando a harmonia entre o homem e a natureza", disse Stellino durante a 47ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em curso em Paris, na França, até o próximo dia 16 de julho.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3BRASIL/EUA
Lula devolve carta de Trump e promete taxação recíproca
-
4POLÍCIA
Jovem morre após colidir com poste em avenida de Maceió
-
5CIÊNCIA
Alunos do Ifal Palmeira ganham reconhecimento internacional em missão de busca por asteroides