Internacional
Italiano instala pedágio contra turistas em trilha nas Dolomitas
Agricultor reclamou das ações de influencers na região

Um protesto contra o turismo de massa em Val Gardena causou polêmica na Itália.
Um agricultor local instalou uma espécie de pedágio na entrada de uma trilha que leva a um mirante que tem uma vista privilegiada das Dolomitas.
O trajeto é muito usado por youtubers e influencers digitais em razão da bela vista panorâmica dos famosos picos Odle. A quantidade de pessoas que passa pela trilha, contudo, desagradou os moradores da área.
A iniciativa, que tinha como objetivo limitar a aglomeração de turistas em uma famosa pequena igreja no Vale do Funes, foi bloqueada pelas autoridades locais por estar dentro das dependências do Parque Natural Puez-Odle.
A catraca nas Dolomitas foi instalada no último sábado (5), mas a ação só foi revelada publicamente hoje (10) pelo presidente do Clube Alpino Italiano de Alto Ádige, Carlo Alberto Zanella. A taxa de entrada cobrada pelo agricultor era de cinco euros (R$ 32).
O responsável por ter montado o pedágio mostrou preocupação com os danos causados por inúmeros turistas que pisoteiam o prado, que cresce lentamente nessas altitudes, e deixam resíduos espalhados.
Além disso, o agricultor reclamou que muitos visitantes chegam em bicicletas elétricas para uma rápida selfie e danificam completamente solo com as rodas. Esses danos, em caso de chuvas fortes, podem criar sérios problemas para a saúde dos prados.
"Para subir de teleférico, o turista paga 48 euros e depois gasta cerca de 30 euros no refúgio. O agricultor que precisa limpar a área, assim como os voluntários que fazem a manutenção das trilhas, ficam sem nada. Precisamos educar os turistas, não podemos continuar assim", declarou Zanella.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Nota de Falecimento: Morre o Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência do setor agropecuário no Sertão
-
2REAÇÃO
Recibo de cabaré com “tarifa do Trump” viraliza nas redes sociais
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto
-
5POLÍTICA EM EVOLUÇÃO
Lula sela indicação de Marluce Caldas ao STJ em encontro com Lira, Renan Filho e JHC no Alvorada