Política
Trump 'arriscaria ser preso' se invasão ao Capitólio tivesse sido no Brasil, diz Lula
Petista acusou republicano de desconhecer o país sul-americano

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acusou seu homólogo americano, Donald Trump, de demonstrar profundo desconhecimento sobre o Brasil e declarou que o republicano arriscaria ser preso se a invasão ao Capitólio tivesse ocorrido no país sul-americano.
"Eles têm que respeitar a Justiça brasileira, assim como respeito a americana. Se o que o Trump fez no Capitólio tivesse feito aqui no Brasil, ele estaria sendo processado como o Bolsonaro e arriscava ser preso, porque feriu a democracia e a Constituição", disse o petista em uma entrevista à Record, acrescentando um pedido de "respeito" ao magnata.
Lula afirmou que lidará com o assunto, ao menos inicialmente, através do diálogo, mas não descartou a possibilidade de retaliar os EUA com a mesma tarifa de 50%.
"Temos muitos caminhos: podemos recorrer à OMC, propor investigações internacionais e cobrar explicações. Vamos tentar negociar, mas se não tiver negociação, a lei da reciprocidade vai ser colocada em prática. Se ele vai cobrar 50 de nós, iremos cobrar 50 dele", afirmou o mandatário.
O petista ainda disse que achava que a carta redigida por Trump para anunciar o tarifaço era um "material apócrifo", explicando que "não é costume ficar mandando correspondência para outro mandatário através do site do presidente da República".
Em um tom firme, Lula garantiu que o Brasil não tem "complexo de vira-lata" e acusou Trump de desconhecer o gigante sul-americano, principalmente pelos mais de 200 anos de relação diplomática entre os países.
"Respeito é bom, e eu gosto de dar e de receber, mas o que não pode é Trump pensar que foi eleito para ser xerife do mundo. Ele foi eleito para ser presidente dos EUA e pode fazer o que quiser dentro dos EUA, aqui no Brasil quem manda somos nós brasileiros", concluiu.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3BRASIL/EUA
Lula devolve carta de Trump e promete taxação recíproca
-
4POLÍCIA
Jovem morre após colidir com poste em avenida de Maceió
-
5CIÊNCIA
Alunos do Ifal Palmeira ganham reconhecimento internacional em missão de busca por asteroides