Alagoas

Inmet emite alerta de chuvas para nove cidades do Litoral Norte de Alagoas

Redação com agências 10/07/2025
Inmet emite alerta de chuvas para nove cidades do Litoral Norte de Alagoas
- Foto: Ascom Semarh

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de acumulado de chuvas para nove municípios do Litoral Norte de Alagoas. O aviso, de nível amarelo — o mais brando na escala de riscos do órgão —, segue válido até as 10h desta sexta-feira (11).

De acordo com o boletim, as precipitações podem variar entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 milímetros ao longo do dia. As cidades sob alerta são: Barra de Santo Antônio, Japaratinga, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

Apesar de o nível de risco ser considerado baixo, o Inmet alerta para a possibilidade de alagamentos pontuais e pequenos deslizamentos, especialmente em áreas com maior vulnerabilidade urbana e rural.

Recomendações do Inmet


Para garantir a segurança da população durante o período de chuvas, o órgão recomenda os seguintes cuidados:

Evitar sair de casa durante o mau tempo;

Redobrar a atenção em áreas com encostas, córregos e terrenos instáveis;

Evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica;

Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

A orientação é para que moradores fiquem atentos a atualizações e acompanhem os avisos meteorológicos através dos canais oficiais do Inmet e da Defesa Civil estadual e municipal.