Geral
Papagaios ameaçados de extinção somem de zoológico e PF apura crime ambiental em Alagoas

A Polícia Federal iniciou, na manhã desta quinta-feira (10), uma operação para apurar o desaparecimento de 12 papagaios de um parque zoológico localizado em Rio Largo, município da Região Metropolitana de Maceió. A ação, batizada de Operação Chauá, cumpriu mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal.
Segundo as investigações, 11 das aves desaparecidas pertencem à espécie papagaio-chauá, considerada ameaçada de extinção e nativa da Mata Atlântica. A suspeita é que os animais tenham sido desviados de forma criminosa.
Durante o cumprimento do mandado, os policiais federais localizaram três aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro. Entre elas, um casal de “pintor-verdadeiro”, também listado entre as espécies ameaçadas.
A PF segue com as diligências para identificar os envolvidos no esquema. Os suspeitos poderão responder por crimes ambientais, incluindo furto e receptação de animais silvestres, além de manter fauna nativa em situação irregular.
As penalidades previstas para esse tipo de infração podem incluir multa e até prisão, conforme a legislação ambiental vigente.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3BRASIL/EUA
Lula devolve carta de Trump e promete taxação recíproca
-
4POLÍCIA
Jovem morre após colidir com poste em avenida de Maceió
-
5CIÊNCIA
Alunos do Ifal Palmeira ganham reconhecimento internacional em missão de busca por asteroides