Alagoas
Pescadoras e marisqueiras debatem políticas públicas de gênero em conferência

Mulheres pescadoras e marisqueiras se reuniram, nessa quarta (9) na Conferência Livre de Políticas para Mulheres das Águas para debater políticas públicas de gênero com enfoque no contexto da pesca. O evento aconteceu na Federação dos Pescadores e Pescadoras de Alagoas, no bairro do Vergel do Lago, em Maceió, e constitui etapa da Conferência Nacional de Políticas para a Mulher.
Com o tema “Maré de Direitos: mais democracia, igualdade e conquistas para as mulheres das marés e das águas”, a conferência reuniu 35 participantes e as discussões foram divididas em três eixos temáticos centrais: justiça climática e gênero, saúde e trabalho.
Foram construídas, na oportunidade, três propostas de ações e políticas voltadas às áreas elencadas nos eixos e que serão levadas à Conferência Nacional, em Brasília, que acontecerá em setembro. Também foi eleita a representação das mulheres pescadoras e marisqueiras de Alagoas na etapa nacional.
A conferência livre Maré de Direitos foi realizada pela Rede de Mulheres da Costa dos Corais, em parceria com o Instituto Diversus e contou com o apoio da Secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e do Mapa do Acolhimento.
O momento de discussões surgiu da necessidade de dar visibilidade e voz às mulheres que sobrevivem da pesca, trazendo luz às suas necessidades e reinvindicações levando em consideração suas realidades e vivências. Em Alagoas, 58% dos pescadores são mulheres, onde desempenham funções vitais nos ciclos da pesca e possuem um papel central no sustento de suas famílias. Porém, ao mesmo tempo, são impactadas pela precarização do trabalho e as desigualdades de gênero.
“Nosso objetivo é promover o protagonismo que as mulheres das águas e dos mares merecem e precisam, visibilizar as suas vivências e transformar suas realidades”, explicou a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva.
Além disso, outro fator premente para os debates consiste no impacto causado pelas mudanças climáticas e pelo crime ambiental provocado pela Braskem, que afetou o modo de vida, a segurança alimentar e a autonomia financeira dessas mulheres.
Conferência Estadual
Além das conferências livres, a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres também é uma etapa que antecede o debate nacional, em Brasília. Em Alagoas, as discussões serão realizadas em agosto, reunindo representações de todas as regiões do Estado para construir políticas públicas para as mulheres em seus recortes.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3BRASIL/EUA
Lula devolve carta de Trump e promete taxação recíproca
-
4POLÍCIA
Jovem morre após colidir com poste em avenida de Maceió
-
5CIÊNCIA
Alunos do Ifal Palmeira ganham reconhecimento internacional em missão de busca por asteroides