Alagoas
Livros publicados com apoio do Governo de Alagoas serão enviados à Biblioteca do Congresso Americano

Pela terceira vez, a Library of Congress, biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, solicitou a doação de publicações apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal). Nessa quarta-feira (09), a Fapeal doou 14 títulos, 13 deles produzidos com incentivo do Governo de Alagoas.
Em setembro de 2021, já haviam sido doados 20 volumes da Coleção Alagoas Bicentenário e, em novembro de 2022, mais sete títulos foram disponibilizados: seis teses e dissertações científicas selecionadas em colaboração com a Editora da Ufal (Edufal), mais a coletânea “Cantiga das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca”, que é uma obra da Editora da Uneal (EdUneal).
Desta vez, foram doadas seis obras da coleção Raízes das Alagoas, de 2023, que resgatou clássicos sobre a construção da identidade local. Para Washington, vão dois títulos de Douglas Apratto (“Metamorfose das Oligarquias” e “A Tragédia do Populismo”), dois de Abelardo Duarte (“Episódios do Contrabando de Negros em Alagoas” e “Negros Muçulmanos nas Alagoas”), mais “Notas sobre Poder, Operários, e Comunistas em Alagoas”, de Sávio de Almeida e “O Banguê nas Alagoas”, de Manuel Diégues Júnior.
A doação também incluiu “Dilemas do Desenvolvimento no Rio Grande do Sul”, que estava no acervo disponível aos colaboradores da Fundação, uma obra acadêmica da autoria do professor João Vicente Lima, diretor executivo de CT&I da Fapeal, fruto de pesquisas na época em que ele trabalhava e residia naquele estado.
Por fim, o professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fundação, doou dois títulos do seu acervo pessoal: “Dos nós às contas – Alagoas costura uma nova história”, obra de Patrícia Gil sobre a solidez fiscal na gestão pública alagoana e um exemplar de “Experiências de Ensino em História da África, Cultura Afro-Brasileira e Relações Étnico-Raciais no Nordeste do Brasil”, obra da Edufal, que contém artigos de pesquisadores ligados ao Programa de Pós-Graduação em História da Ufal.
Os volumes foram entregues pessoalmente à bibliotecária Maria Lúcia Machado, da Library of Congress, na sede da Fapeal. Ela atua no escritório do Rio de Janeiro, um dos seis que há pelo mundo, voltados à alimentação da biblioteca.
De acordo com Maria Lúcia, os livros serão catalogados e processados e, em seguida, enviados ao acervo em Washington, D.C. A Biblioteca do Congresso é a instituição cultural mais antiga dos EUA e, também, a maior biblioteca pública do mundo.
“A biblioteca tem demonstrado interesse crescente pela produção científica de pesquisadores alagoanos apoiados pela Fapeal. É uma grande satisfação ver nossa ciência ultrapassando fronteiras e integrando acervos de instituições de prestígio, e preocupadas em disseminar e democratizar o acesso ao conhecimento. O reconhecimento reafirma a qualidade da pesquisa feita em Alagoas e o compromisso do Governo do Estado com a valorização da ciência, da tecnologia e da inovação”, disse o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes.
.jpg)
Elayne Teixeira é uma das responsáveis pelo Arquivo da Fapeal. Ela auxiliou na seleção das obras.
“Para mim, essa troca simboliza muito mais do que uma doação de livros, representa o conhecimento da importância do acesso à informação da memória institucional e do papel das bibliotecas e do arquivista como base do conhecimento científico”, declarou a colaboradora, graduada em Biblioteconomia e Arquivologia e mestra em Ciências da Informação.
Todos os livros publicados com recursos da Fapeal são organizados, editados e impressos em parceria com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Para conferir os títulos disponíveis, clique aqui.
Acesse o site e loja da EdUneal clicando aqui.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3BRASIL/EUA
Lula devolve carta de Trump e promete taxação recíproca
-
4POLÍCIA
Jovem morre após colidir com poste em avenida de Maceió
-
5CIÊNCIA
Alunos do Ifal Palmeira ganham reconhecimento internacional em missão de busca por asteroides