Alagoas

8º Batalhão da PM-AL celebra 22 anos de serviço

Ascom PM-AL 10/07/2025
8º Batalhão da PM-AL celebra 22 anos de serviço
Ato solene foi marcado por homenagens aos militares que foram destaque operacional e administrativo na unidade - Foto: Ascom PM-AL

Há 22 anos, o 8º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas dedica-se a servir e proteger os municípios sob sua área de atuação. Na passagem da data, nessa quarta-feira (09), o Batalhão Tenente Oséas Rocha promoveu uma solenidade de aniversário. 

 

O evento foi presidido pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, e aconteceu no espaço de eventos da usina Utinga Leão, na zona rural de Rio Largo, município sede da unidade. O ato solene foi marcado por homenagens aos militares que foram destaque operacional e administrativo na unidade, além de parceiros civis e apoiadores da unidade do Grupo EQM.

 


Cumprindo o rito de honra ao veterano, o comandante-geral comandou a continência aos militares que, durante o serviço ativo, deixaram uma marca de bom serviço na história do batalhão: os coronéis R/R Pinheiro e F. de Lima e os sargentos J. Santos, J. Paulo e Delmiro.

 

“Quero parabenizar todo o efetivo do 8º Batalhão, desde o comandante, major Diego Vieira, até o policial mais recruta, pelo excelente trabalho realizado nesta região. Parabéns também aos veteranos que contribuíram com a construção dessa história. Sabemos dos grandes desafios à segurança pública que esta unidade vivencia dia após dia. Com dedicação e competência, os senhores e as senhoras têm alcançado resultados expressivos no combate à criminalidade. O compromisso de cada um tem feito a diferença. Continuem avançando”, destacou o comandante-geral.


 

Atualmente, o 8º BPM é comandado pelo major Diego Vieira e cobre cinco municípios da Região Metropolitana: Rio Largo, Pilar, Satuba, Coqueiro Seco e Santa Luzia do Norte, abrangendo uma área total de 663,211 km², servido e protegendo uma população estimada em 171.699 pessoas. A sede administrativa funciona nas dependências do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Rio Largo, inaugurado oficialmente em 14 de agosto de 2023. A unidade está localizada às margens da BR-104, em ponto estratégico para operações ostensivas, reforçando a segurança na Região Metropolitana. 

 

Histórico

 

O 8º Batalhão de Polícia Militar de Alagoas tem suas origens na instalação provisória da 1ª Companhia Independente no município de Pilar, em 8 de maio de 1989. Em 13 de setembro de 1991, a 1ª Companhia Independente foi instituída em definitivo, reforçando o compromisso com a segurança pública da região. Em 28 de dezembro de 1994, por meio do Decreto-Lei nº 6.144, foi criado o 9º Batalhão de Polícia Militar, denominado Batalhão Tenente Oséas Rocha, inicialmente com sede no bairro Rio Novo.

 

Posteriormente, em 9 de julho de 2003, por solicitação popular e para atender à sua lei de criação, o batalhão foi transformado no 8º Batalhão de Polícia Militar, sendo transferido para o município de Rio Largo, onde permaneceu até 2 de agosto de 2019, quando passou a ter sua sede administrativa no Cisp de Pilar, permanecendo lá até agosto de 2023. A partir da inauguração do novo Cisp Tipo II de Rio Largo, em agosto de 2023, a sede administrativa do 8º BPM foi transferida para esse novo prédio, localizado em ponto estratégico às margens da BR-104.

 


Em setembro de 2023, foi publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas a nova organização básica da Polícia Militar (Decreto nº 93.446, de 4 de setembro de 2023, DOE/AL de 5/9/2023), que redefiniu as áreas de responsabilidade dos batalhões. Como resultado, o município de Messias foi transferido do 8º BPM para o 14º BPM, não fazendo mais parte da área de abrangência do 8º BPM desde então.