Alagoas
Adolescentes do Sistema Socioeducativo de Alagoas participam do projeto Caminhos Literários

Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em Alagoas participaram, entre os dias 3 e 9 de julho, da 4ª edição do projeto “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura”. De iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o programa visa fomentar e garantir o direito à cultura no sistema socioeducativo.
Com o tema “Adolescências em cena”, a edição deste ano aprofundou o diálogo com linguagens audiovisuais, performáticas e visuais, promovendo oficinas de hip hop, break, grafite, mostra de cinema nacional e intercâmbio virtual com adolescentes de outros estados. As atividades ocorreram em três unidades de internação, em formato autogestionado.
 (2) (1).jpeg)
Para Patrícia Amorim, coordenadora de Gestão Educacional da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), que coordena o atendimento socioeducativo em Alagoas, a proposta do CNJ fortalece as práticas educacionais utilizadas pelo Governo do Estado na socioeducação.
“O Caminhos Literários abre espaço para trabalharmos a cultura de forma diversificada dentro do sistema socioeducativo. Por meio do teatro, da música, da dança, da literatura e do cinema, nós pavimentamos um novo caminho para o conhecimento, possibilitando que jovens e adolescentes em conflito com a lei possam ressignificar suas jornadas e serem reinseridos na sociedade com êxito”, afirmou Patrícia Amorim.
De acordo com Maurílio Sobral, assistente técnico do Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD), a 4ª edição do projeto alcançou mais de 80 unidades socioeducativas em todo o Brasil, demonstrando o empenho dos estados em garantir o acesso à cultura nesse território. Sobral destacou ainda a importância da articulação entre diferentes órgãos e instituições para assegurar políticas públicas mais humanas e inclusivas.
 (4) (1).jpeg)
“O direito à cultura é estruturante dentro do processo de socioeducação e proporcionar experiências como estas aos adolescentes de Alagoas foi extremamente relevante. A gente só consegue falar em socioeducação se tivermos garantido no território o acesso à cultura, e alcançamos isso por meio de um trabalho integrado entre a Seprev, a Secretaria de Estado da Cultura e o Tribunal de Justiça de Alagoas”, afirmou Maurilo Sobral.
Garantia de direitos
O “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura” é uma das estratégias que compõem a ação de fomento à cultura do Programa Fazendo Justiça, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) com objetivo de incidir nos desafios que caracterizam o campo da privação de liberdade. A iniciativa visa fortalecer práticas cidadãs de adolescentes e ampliar suas possibilidades de participação social.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3BRASIL/EUA
Lula devolve carta de Trump e promete taxação recíproca
-
4POLÍCIA
Jovem morre após colidir com poste em avenida de Maceió
-
5CIÊNCIA
Alunos do Ifal Palmeira ganham reconhecimento internacional em missão de busca por asteroides