Política
SMS empossa novos membros do Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) empossou, nesta terça-feira (8), no auditório da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), no Centro, os novos membros dos Conselhos Gestores das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Trapiche da Barra, Santa Lúcia e Benedito Bentes. O Conselho Gestor das UPAs é considerado uma inovação para o fortalecimento do controle social e da participação popular.
Na mesma cerimônia, foram empossados os representantes de usuários, entidades/instituições, trabalhadores e prestadores de serviços do município que vão compor o colegiado no Biênio 2025/2027 e participar dos debates e definição de políticas públicas de saúde junto à SMS.
Ao todo, foram eleitos 24 membros efetivos (com igual número de suplentes), que juntos vão compor o Conselho Municipal de Saúde, com a seguinte formação: 12 representantes dos usuários, seis dos trabalhadores da saúde, três representantes de prestadores de serviços do SUS e três da gestão municipal.
Roberta Borges, subsecretária de Atenção Primária da SMS, destacou que os conselhos de saúde são um olhar para completar o trabalho dos gestores. “Sabemos da importância do controle social, pois não há gestão sem controle social. E esses espaços participativos, que trazem as demandas das comunidades, dos usuários, nos permite que juntos façamos uma parceria de qualidade, com melhoria de serviço e políticas públicas efetivas para a população”, afirmou.

Já Flávia Citônio, presidente do CMS, afirmou que encerrou o mandato à frente do Conselho realizando um grande sonho. “Nesse período, pudemos ver que usuários e trabalhadores não são inimigos. Existem divergências, mas tudo é construído com diálogo e foi isso que conseguimos fazer aqui ao longo desse tempo. Os conselhos gestores conhecem o que a população precisa e isso tem nos permitido avançar cada vez mais no atendimento às necessidades da população”, disse.
Narita Brito, diretora da UPA Trapiche da Barra, ressaltou que a criação dos Conselhos Gestores das UPAs traz a comunidade para mais perto. “Com essa participação social, eles podem entender a complexidade dos serviços, apresentar soluções e com isso melhorarmos nossos indicadores. É possível fazer saúde pública de qualidade”, pontuou.
Com a criação do Conselho Gestor das Upas, os segmentos dos usuários, trabalhadores e gestores, poderão juntos melhorar a qualidade de trabalho de todos. Esse novo espaço institucional terá papel fundamental na fiscalização, planejamento e acompanhamento das ações e políticas públicas de saúde, garantindo que as decisões reflitam as reais necessidades da população maceioense.
O CMS atua há mais de 20 anos nas ações de controle social da saúde, a realização dos fóruns é um dos momentos mais importantes da participação social na política pública de saúde, principalmente por possibilitar a construção de uma gestão democrática e voltada à melhoria dos serviços para os usuários do SUS.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Nota de Falecimento: Morre o Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência do setor agropecuário no Sertão
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara aprova por unanimidade requerimento que cobra prestação de contas dos R$ 106 milhões da concessão da água e esgoto
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4BRASIL/EUA
Lula devolve carta de Trump e promete taxação recíproca
-
5POLÍTICA EM EVOLUÇÃO
Lula sela indicação de Marluce Caldas ao STJ em encontro com Lira, Renan Filho e JHC no Alvorada