Geral

Por que a corrida de rua tem se tornado tão popular nos últimos anos?

Mais acessível e democrática, corrida de rua conquista adeptos e impulsiona eventos como a Self Run, no Recife

Luis Sousa 09/07/2025
Por que a corrida de rua tem se tornado tão popular nos últimos anos?

Cada vez mais visível nas ruas e nos calendários esportivos do Brasil, a corrida de rua tem conquistado milhares de novos adeptos. Entre atletas amadores e profissionais, a modalidade tem mostrado crescimento expressivo nos últimos anos. De acordo com Daniel Krutman, CEO da Ticket Sports, plataforma especializada em eventos esportivos, as inscrições em corridas de rua cresceram 45% em 2024, com projeção de aumento de mais 25% ao longo de 2025 — um indicativo claro do interesse crescente dos brasileiros pela atividade.

O apelo está nos benefícios que vão além do corpo. Correr melhora a saúde cardiovascular, ajuda no controle da ansiedade, estimula a produção de endorfina e é uma das atividades físicas mais indicadas para quem busca bem-estar mental, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para começar, o investimento costuma ser simples: um bom par de tênis e disposição. A partir daí, cada pessoa encontra seu próprio ritmo, seja para competir, superar metas ou simplesmente aproveitar o ar livre, lembrando que orientação profissional é importante para prevenir lesões, principalmente para quem tem questões de saúde e para quem pretende participar de competições.

A ascensão da corrida também se reflete no número crescente de eventos esportivos em todo o Brasil. Em Recife, por exemplo, a cidade se prepara para receber no dia 20 de julho a estreia da Self Run, corrida oficial da rede Selfit Academias. Com largada às 5h da manhã no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, a prova contará com percursos de 5km, 10km e 15km, além de atrações como música ao vivo, premiações em dinheiro e uma estrutura pensada para proporcionar uma experiência completa aos mais de 5 mil participantes esperados.

A iniciativa faz parte de um projeto ainda maior, que pretende transformar a Self Run em um circuito nacional nos próximos anos. “Recife foi escolhida por concentrar um grande número de corredores e por estar em sintonia com esse movimento de valorização da corrida como ferramenta de saúde, bem-estar e convivência”, conclui Fernando Menezes, CEO da Selfit.