Geral
Especialista de Brumadinho e Mariana debate preservação em Maceió
Minicurso A Invenção do Patrimônio traz um dos maiores especialistas do tema no Brasil, que atuou nas cidades de Mariana e Brumadinho (MG), devastadas pela mineração

O que faz de um lugar um lar? Quais memórias resistem ao tempo e às transformações? Quem escolhe o que deve ou não se tornar um patrimônio de um povo?
Perguntas como estas serão debatidas nos dias 10 e 11 de julho, em Maceió, durante o minicurso "A Invenção do Patrimônio", promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de Alagoas (IAB/AL).
A oficina prática traz para Alagoas Leonardo Castriota, arquiteto e urbanista mineiro, vice-presidente do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) - considerado referência em preservação da memória no Brasil.
Castriota teve atuação relevante nas discussões e na busca por soluções para a preservação do patrimônio cultural e ambiental em cidades como Mariana e Brumadinho (MG), duramente afetadas por desastres de mineração.
O minicurso faz parte da 2ª edição do projeto Da Gema ao Sal, criado pelo IAB/AL, e vai acontecer nesta quinta e sexta-feira, 18h30, no espaço N3 Coworking, no shopping de Cruz das Almas.
O objetivo é despertar na sociedade a importância de cuidar e valorizar os seus patrimônios: os bens culturais e históricos, materiais e imateriais. Sobretudo, das memórias e exemplares ameaçados de apagamento com o afundamento dos cinco bairros de Maceió, provocado pelo colapso de minas de Salgema da Braskem.
Rosângela Carvalho, vice-presidente do IAB/AL, conta que no dia 1º de julho, foi realizado um seminário online gratuito, de introdução ao tema. A atividade contou com a co-realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL). Nesta quinta e sexta-feira, será feita a parte prática do minicurso, com debates e a redação de uma carta feita em conjunto com os participantes.
“A participação de Castriota será fundamental. A expertise dele abrange não apenas a teoria, mas também a prática da preservação, com contribuições notáveis em contextos dos crimes socioambientais da mineração. Queremos debater, colocar no papel problemas e ideias de soluções de instrumentos de preservação. A ideia é materializar em um tipo de carta aberta com o conhecimento gerado na oficina", explica a arquiteta e urbanista.
EXPERTISE E RECONHECIMENTO
Leonardo Castriota é professor titular da UFMG e autor de livros, entre eles, o renomado "Patrimônio Cultural: Conceitos, Políticas, Instrumentos".
Sua experiência nesses casos de grande impacto socioambiental oferece uma forte perspectiva sobre os desafios da memória e da identidade em áreas fragilizadas, assim como ocorre em Maceió.
A 2ª edição do projeto Da Gema ao Sal é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), e operacionalizado em Alagoas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
A oficina é aberta para todos os interessados no tema. As inscrições têm uma taxa de R$ 150 e estão disponíveis em www.sympla.com.br/iabalagoas.
SERVIÇO
O" class="redactor-autoparser-object">www.sympla.com.br/iabalagoas.<... quê: Minicurso A Invenção do Patrimônio (presencial)
Quando: Dias 10 e 11/07, das 18h30 às 21h30
Onde: N3 Coworking, Piso L3, Parque Shopping Maceió, Cruz das Almas
*Inscrições: * www.sympla.com.br/iabalagoas (R$ 150)
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre influenciadora Katiussia Rocha aos 30 anos em Penedo
-
2OBITUÁRIO
Morre em Maceió o bancário aposentado Helenilson Ribeiro Monteiro
-
3JUSTIÇA
Influencer conhecido como "Segurança do Amor" deixa prisão e nega envolvimento com facção
-
4POLÍCIA
Polícia Civil realiza reconstituição da morte de Gabriel Lincoln em Palmeira dos Índios
-
5BENEFÍCIO
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família nesta sexta-feira (18)