Geral

Projeto “Jovem em Movimento” apoia adolescentes em fase de desvinculação de acolhimento institucional

A iniciativa promovida pela OSC Aconchego, visa auxiliar a maioridade de jovens que não foram adotados e precisam deixar o abrigo na fase adulta. A ideia é guiá-los para uma vida segura e com mais autonomia

Assessoria de comunicação 09/07/2025
Projeto “Jovem em Movimento” apoia adolescentes em fase de desvinculação de acolhimento institucional
Adolescentes realizando atividade - Foto: Aconchego - Divulgação


O projeto Jovem em Movimento lança ações para acompanhar e apoiar adolescentes em processo de desligamento dos serviços de acolhimento e jovens egressos no Distrito Federal. Essa iniciativa da organização da sociedade civil Grupo Aconchego, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, no âmbito da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, tem por objetivo garantir suporte à autonomia, inclusão social e fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários, auxiliando-os, desta maneira, no início da vida adulta.

A proposta surge diante da constatação de que muitos adolescentes permanecem nos serviços até os 18 anos sem preparo suficiente para uma vida adulta autônoma, enfrentando rupturas emocionais, evasão escolar, ausência de suporte familiar e dificuldades de inserção no mundo do trabalho. O projeto prevê oficinas de escuta, capacitação das equipes técnicas, implementação piloto do fluxo intersetorial e apresentação da proposta de política pública ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF (CDCA/DF), mobilizando entidades como a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), áreas de saúde, educação, justiça, trabalho e habitação.

“Ao estudar os cenários enfrentados por crianças e adolescentes em acolhimento, é possível pensar em políticas públicas mais humanas e eficazes, que não abandonem esses jovens ao completarem 18 anos. O Jovem em Movimento representa uma chance concreta de transformar trajetórias e garantir um futuro mais seguro”, afirma Maria da Penha Oliveira, psicóloga e coordenadora do projeto. A apresentação é aberta ao público, com detalhamento da metodologia, metas, formação de parcerias e estratégias de atuação junto à rede de proteção.

De acordo com a coordenadora, o projeto Jovem em Movimento, selecionado através de Edital do CONANDA/SNDCA/2024, é desenhado a partir da experiência com outros projetos voltados para jovens, como o Pipa e o Acolhimento Familiar. “Nessas vivências anteriores, identificamos muitas das necessidades deste público e, agora, todo esse repertório é importante para construirmos as proposições de políticas públicas voltadas para esses jovens e adolescentes”, explica.

Participam do projeto, equipes técnicas dos serviços de acolhimento do DF, equipes da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, da Vara da Infância e da Juventude, Defensoria Pública da Infância e da Adolescência, Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social/GDF, Conselheiros Tutelares, CDCA/DF e outros parceiros

Sobre o Grupo Aconchego – O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento familiar e institucional.

Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD, e membro do Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária – MNPCFC, o Aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.