Variedades
Como foi a Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro?

Durante dois dias, domingo e segunda-feira, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) reuniu as lideranças do BRICS, sediando a 17ª cúpula do grupo.
O lema da presidência brasileira foi "Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança Mais Inclusiva e Sustentável", e os temas de destaque foram a necessidade de reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), bem como a importância do multilateralismo e do respeito à soberania de cada país. De que maneira os resultados dessa cúpula impactam o cenário internacional? O que esperar da próxima presidência pro tempore do BRICS?
Para comentar o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho convidam a jornalista e professora de política internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Beatriz Bissio; Thaís Araripe, mestre em estudos estratégicos internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutoranda em economia do desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS e integrante do Núcleo de Estudos do BRICS (NEBRICS); e Marco Fernandes, membro do Conselho Civil Popular dos BRICS e editor do Wenhua Zongheng Internacional. Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 21h00.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Morre influenciadora Katiussia Rocha aos 30 anos em Penedo
-
2OBITUÁRIO
Morre em Maceió o bancário aposentado Helenilson Ribeiro Monteiro
-
3JUSTIÇA
Influencer conhecido como "Segurança do Amor" deixa prisão e nega envolvimento com facção
-
4POLÍCIA
Polícia Civil realiza reconstituição da morte de Gabriel Lincoln em Palmeira dos Índios
-
5BENEFÍCIO
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família nesta sexta-feira (18)