Alagoas

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha será celebrado com projeto especial no Teatro de Arena

Daniel Borges / Ascom Secult 08/07/2025
Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha será celebrado com projeto especial no Teatro de Arena
Arte, diálogo e empreendedorismo marcam a celebração do Julho das Pretas em Maceió - Foto: Divulgação

A Cia Cultural Flor Que Se Cheire celebra no dia 25 de julho o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com um projeto especial. O evento acontece no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Teatro Deodoro, em Maceió, das 9h às 18h, reunindo apresentações culturais, rodas de conversa e a Feira Criativa “Julho das Pretas”.

 

Com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) e Diretoria de Teatro do Estado de Alagoas (Diteal), a iniciativa valoriza o protagonismo e a resistência das mulheres negras, destacando suas contribuições para a cultura e a sociedade alagoana.

 

“Celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é reafirmar o compromisso com uma cultura mais plural e justa, onde as vozes das mulheres negras sejam ouvidas e reconhecidas em sua potência criadora e transformadora. O evento é uma oportunidade de visibilizar histórias que sustentam nossa identidade e nossa luta por igualdade”, destaca a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

 

A programação contempla atividades voltadas para estudantes da rede pública e para o público adulto, além de fomentar o empreendedorismo feminino negro com a feira criativa, que reunirá artesanato, moda afro e gastronomia.

 

Pela manhã, das 9h às 12h, as atividades serão voltadas especialmente para os estudantes, a partir dos 14 anos, proporcionando uma vivência educativa sobre as raízes históricas e a riqueza da cultura afro-alagoana. O período matutino contará com uma abertura cultural, com apresentações artísticas, seguida da roda de conversa “Trajetórias e Desafios no Fomento da Cultura na Melhor Idade”, conduzida por Silverônea Galdino, assistente social e liderança comunitária reconhecida por seu trabalho em prol da cultura popular no estado.

 

À tarde, das 14h às 18h, o evento será aberto ao público adulto, dando continuidade às expressões culturais e aos debates. A programação inclui a apresentação das Baianas da Cia Cultural Flor Que Se Cheire e a roda de conversa “Ancestralidade e Autoestima: A Estética da Mulher Negra na Melhor Idade”, conduzida pela enfermeira e especialista em estética Renata Oliveira, que abordará o cuidado com o corpo e o bem-estar da mulher negra.

 

Na sequência, o Grupo Afojubá apresenta um espetáculo que valoriza a dança afro nas terras alagoanas, seguido da roda de conversa “Valorização e Preservação Cultural da Dança Afro nas Terras de Alagoas”, com a educadora física Hortência Farias, que compartilhará sua trajetória e paixão pela cultura local.

 

Durante todo o dia, das 9h às 18h, estará em funcionamento a Feira Criativa “Julho das Pretas”, um espaço dedicado ao empreendedorismo e à economia criativa local, reunindo sete expositores com produtos que vão do artesanato à moda afro e à gastronomia típica.