Alagoas
Complexo Esportivo da Ufal contribui para destacar atletas alagoanos
Dois jovens que treinam nas pistas de atletismo da Universidade foram convocados para Seleção Brasileira Sub-18

Dois atletas que treinam no Complexo Esportivo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foram convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano Sub-18 de Atletismo, que acontece nos dias 19 e 20 de julho deste ano, na cidade de Assunção, no Paraguai. Johnata Vinicius da Silva Moura e Maiza Silva da Conceição integram a equipe do Instituto Bruna Farias e vão vestir a camisa da Seleção Brasileira na competição internacional.
Além dos atletas, a fundadora do Instituto, Bruna Farias, também foi convocada como treinadora-chefe da delegação brasileira. Em nota assinada pelo presidente do Instituto, Anderson Machado, a instituição celebrou a conquista e destacou a importância da parceria com a Ufal: “Gostaria de expressar minha sincera gratidão à Universidade Federal de Alagoas, cuja parceria tem sido fundamental para o desenvolvimento do projeto. Seguimos juntos, fazendo história no atletismo e no esporte alagoano”, afirmou.
Embora os atletas não tenham vínculo formal com a Ufal, eles utilizam diariamente a pista de atletismo do Complexo Esportivo da Universidade, um equipamento de ponta que se consolida como referência para o desenvolvimento do esporte em Alagoas. A estrutura é mantida pela Ufal por meio do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), e também abriga projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados à comunidade.
Inaugurado em dezembro de 2019, o Complexo Esportivo da Ufal ocupa uma área de 42,5 mil metros quadrados e foi construído com um investimento superior a R$ 28 milhões do governo federal. A infraestrutura tem sido decisiva para o crescimento de iniciativas esportivas e formação de talentos em diversas modalidades. No entanto, com os cortes no orçamento das universidades, o desafio tem sido garantir a manutenção e o funcionamento da imensa estrutura.
O diretor do Iefe, professor Gustavo Gomes de Araújo, destaca a relevância do equipamento: “O Complexo Esportivo é um marco histórico para o estado. Podemos afirmar que os resultados obtidos nos últimos anos por meio dos projetos de pesquisa, extensão e cessões a organizações esportivas comprovam a evolução e a contribuição na formação de atletas e do ser humano integralmente, permitindo alcançar objetivos voltados também à saúde e à educação”, ressaltou.
Segundo o diretor, com mais recursos para manutenção da infraestrutura, materiais esportivos e recursos humanos, seria possível ampliar ainda mais o impacto social, esportivo e educacional dos projetos.
O Instituto Bruna Farias, mesmo com apenas três anos de atuação, já acumula resultados expressivos, como recordes e convocações para seleções escolares sul-americanas. Agora, com três representantes na Seleção Brasileira Sub-18, celebra mais um marco histórico e reforça o papel da Ufal como parceira estratégica no avanço do esporte alagoano.
Mais lidas
-
1CONGRESSO
Câmara rejeita recurso e confirma envio ao Senado de projeto sobre agentes socioeducativos
-
2LARANJAS
Justiça Eleitoral marca audiência em ação que apura fraude à cota de gênero nas eleições de Palmeira
-
3INDICAÇÃO
Marluce Caldas é indicada por Lula para o Superior Tribunal de Justiça
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5SEGURANÇA
Polícia Civil prende em São Paulo homem foragido por homicídio da sogra em Mata Grande