Alagoas
O sabor do empreendedorismo: chocolate impulsiona negócios em Alagoas
No Dia Mundial do Chocolate, conheça empreendedoras que transformaram o doce em fonte de renda, propósito e inovação, com o apoio do Sebrae Alagoas

O chocolate é um dos alimentos mais amados e versáteis do mundo. Presente em diversas ocasiões — desde o tradicional docinho após o almoço até momentos especiais como aniversários e casamentos —, o doce é celebrado mundialmente em 7 de julho. No Brasil, está entre os preferidos dos consumidores e é protagonista de um dos doces mais consumidos do país, o brigadeiro.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), cada brasileiro consome, em média, 3,9 kg de chocolate por ano. Esse número mostra o potencial do mercado e inspira empreendedores a transformarem o doce em negócio. Como é o caso da Doki, confeitaria especializada em cookies e brownies, fundada por Maria Cecília Setton e Catarina Fernandes, engenheiras apaixonadas por confeitaria.
A marca começou em 2022 com o nome Browníssimo, focada na produção artesanal de brownies. Em 2024, ganhou nova identidade e passou a se chamar Doki, tendo os cookies autorais como carro-chefe.“Tínhamos uma receita de brownie que a gente adorava e que sempre era o maior sucesso em festinhas com amigos e família. Em junho de 2022, Cecília sugeriu que a gente fizesse esse brownie para vender, porque era melhor que a maioria dos que a gente encontrava para comer em Maceió, e assim começamos”, relembra Catarina.
Com o sucesso das vendas dos brownies, as empreendedoras resolveram expandir os produtos vendidos na loja. “Sentimos a necessidade de diversificar um pouco o cardápio. Cecília já tinha uma receita muito boa de cookie, então teve a ideia de aprimorar e incluir nas vendas. Assim chegamos a uma receita de cookie tradicional maravilhosa e dela fomos derivando e criando os demais sabores do produto, que hoje é nosso carro-chefe”, conta.
Hoje, entre os destaques da confeitaria estão o Cookie Chocolate Duo, o Cookie Chocolatudo e os brownies com coberturas de caramelo salgado, pistache e brigadeiro. Os produtos são feitos com ingredientes nobres e também são pensados para presentear, como as latas temáticas recheadas com mini cookies banhados com chocolate ao leite (cookitos) ou bolinhas de brownie banhadas com chocolate ao leite.
Empreender com sabor e estratégia
Cecília e Catarina relatam que, apesar da paixão, empreender na área exigiu preparo e planejamento. A dificuldade em precificar os produtos e lidar com os custos foi um dos primeiros desafios enfrentados. Foi aí que procuraram o Sebrae Alagoas. “Recebemos apoio para entender melhor a precificação, além de utilizar a ferramenta de emissão de nota fiscal e contratar, via Sebrae, uma empresa para desenvolver a identidade visual da nossa marca”, explica Cecília.
Hoje, a empresa conta com equipe própria, processos definidos e um crescimento sólido, passo a passo. Em datas comemorativas como Páscoa e Natal, Cecília e Catarina apostam em produtos sazonais específicos e, em dias como o do Chocolate, focam em promoções ou embalagens diferentes, explorando os produtos existentes na loja. “Crescemos devagar, o que permitiu aprender com os erros e corrigir a tempo. Seguimos crescendo e aprendendo todos os dias”, completa.
Chocolate consciente
Outra empreendedora que apostou no doce foi Maíra Normande, da MOA Cozinha Natural, uma confeitaria vegana que produz doces e pães sem ingredientes de origem animal e sem glúten. Formada em Arquitetura, a empreendedora se tornou vegana há seis anos, o que transformou sua forma de ver o mundo e sua carreira. “Na pandemia, decidi transformar minha paixão por alimentação saudável em um negócio com propósito”, conta.
A escolha por esse tipo de produto reflete a mudança de hábito e gosto dos consumidores ao longo dos últimos anos, o que torna, cada vez mais comum, encontrar produtos tradicionais, como o chocolate, em versões light, zero açúcar e vegano. A MOA nasceu em 2020 e se destaca por oferecer doces saborosos, nutritivos e inclusivos.
“Comecei do zero, com muitos desafios, mas com um propósito claro: transformar a minha paixão em um negócio que inspira e ajuda outras pessoas. Ser responsável por tudo me trouxe crescimento, e saber que o que faço toca a vida das pessoas é a maior motivação. Ver comentários como ‘melhor doce vegano que já comi' me confirma que estou no caminho certo”, destaca.
Na MOA, vários produtos carregam o toque especial do chocolate, seja a Torta Cookie, feita de massa de cookie com pedaços de chocolate e recheio de brigadeiro de castanha; o Brownie preparado com farinha de amêndoas, chocolate meio amargo e nozes picadas; ou o Muffin de Tâmaras, composto por uma massa de chocolate 100% cacau, adoçada com maçã e tâmaras.
“É muito comum ouvir dos clientes: ‘nem parece que é vegano’. E esse é meu maior retorno: oferecer prazer e sabor mesmo com restrições alimentares”, destaca Maíra.
A empreendedora também buscou apoio no Sebrae Alagoas para melhorar sua gestão e vendas. “Fiz uma consultoria porque sentia que não sabia lidar com essa parte”, explica.
Segundo Vânia Brito, analista de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, empreender no setor de alimentos exige mais do que talento. “A busca por conhecimento é uma exigência estratégica. Com orientação adequada, é possível garantir segurança alimentar, padronização de produtos, controle de custos e valorização do que é entregue ao cliente”, afirma.
O Sebrae oferece capacitações em boas práticas, gestão financeira, precificação, criação de marcas e planejamento de cardápio. Para quem trabalha com chocolate ou deseja empreender na área, o apoio técnico pode ser o ingrediente que falta para transformar talento em negócio de sucesso.
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