Alagoas
Programa de educação continuada abre vagas para alunos de Computação
O edital será lançado em evento no próximo dia 9; O Edge Academy oferece bolsas de mais de R$700 e formação prática

O Centro de Inovação Edge lança, nesta quarta-feira (9), às 13h30, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o terceiro edital para seleção de bolsistas para o Edge Academy, um projeto de educação continuada viabilizado com recursos da Softex e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A iniciativa é voltada exclusivamente para alunos do Instituto de Computação da Ufal, do Campus A.C Simões.
Para participar da seleção, o aluno deve estar regularmente matriculado na Ufal, nos cursos de Ciência da Computação ou Engenharia da Computação. O processo seletivo será composto por três fases - a primeira consiste em uma triagem inicial (eliminatória); a segunda é uma avaliação técnica presencial (eliminatória); e, por fim, a terceira fase, composta por uma avaliação comportamental e uma prova prática (classificatória).
Os alunos selecionados terão acesso a uma bolsa de estudos gradual, conforme seu progresso no programa, e contarão com a infraestrutura e recursos disponibilizados pelo Centro de Inovação Edge, incluindo a utilização do espaço físico, equipamentos, cursos, treinamentos e mentorias.
O Programa conta com a Formação Básica, com duração de 6 meses, constituída pelas Imersões Técnico-comportamentais, aulas e atividades sobre Product Discovery, Metodologias Ágeis, Quality Assurance (QA), entre outros, além dos acompanhamentos psicológicos individuais e em grupo dos alunos. Com a conclusão desta etapa, os alunos seguem para a segunda fase do Programa, com Trilhas de Formação Específicas, onde o bolsista pode escolher entre as áreas de Desenvolvimento de Software, Sistemas Embarcados ou Inteligência Artificial. Os alunos recebem, ainda, a oportunidade de integrar projetos do Edge nessas áreas.
Dois anos de resultados
Atualmente, o Edge Academy tem 73 alunos bolsistas, e muitos deles já têm o primeiro contato com o desenvolvimento de soluções para os clientes do Edge, como Petrobras, Dell, Embraer, Thales Group e Prysmian. Para o coordenador do Edge e professor do Instituto de Computação, Willy Tiengo, o Programa tornou-se uma referência técnica, acadêmica e multidisciplinar, preparando jovens para os desafios do mercado, amparados por bases científicas.
“Estamos oferecendo a oportunidade de expansão do conhecimento adquirido em sala de aula, com aplicações práticas em entregas que transformam negócios de grandes empresas. Isso é fundamental para que um aluno, ainda na graduação, possa ampliar suas perspectivas, e tornar-se um profissional cada vez mais preparado”, destaca.
Mais lidas
-
1PROGRAMA
Teresa supera adversários e conquista nova chance em repescagem do “MasterChef Brasil”
-
2CONGRESSO
Câmara rejeita recurso e confirma envio ao Senado de projeto sobre agentes socioeducativos
-
3JUSTIÇA
PF investiga fraude eleitoral em Minador do Negrão com foco em transferência irregular de títulos
-
4TECNOLOGIA
Orkut vai voltar: criador confirma nova versão da rede social ainda em 2025
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos