Internacional

Papa Leão XIV inicia período de repouso em Castel Gandolfo

Pontífice retomou tradição de verão rompida por Francisco

Redação ANSA 07/07/2025
Papa Leão XIV inicia período de repouso em Castel Gandolfo
Papa Leão XIV cumprimenta fiéis ao chegar a Castel Gandolfo

Papa Leão XIV passou seu primeiro dia de descanso nas Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma, após chegar à cidade na tarde do último domingo (6).

Eleito há dois meses, o pontífice americano dedicará as próximas duas semanas ao repouso, à oração e à meditação, mas também poderá usar o período para praticar esportes e preparar os discursos para o Jubileu da Juventude, no final de julho e início de agosto.

Robert Prevost é acompanhado por seu fiel secretário, o peruano Edgard Iván Rimaycuna Inga, e está hospedado na Villa Barberini, mansão tradicionalmente usada pelo secretário de Estado, já que o Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, apelidado por João Paulo II de "Segundo Vaticano", foi transformado em museu pelo papa Francisco, que nunca quis passar férias na cidade.

Diferentemente do que ocorria com Bento XVI, quando vários cardeais se transferiam para Castel Gandolfo com ele durante o verão europeu, nenhum outro membro da Cúria está presente desta vez.

Apesar do período de descanso, o Papa terá alguns compromissos nas próximas duas semanas: além dos dois Angelus, nos dias 13 e 20 de julho, ele celebrará na próxima quarta (9) a primeira missa "verde" da Igreja Católica, seguindo uma nova fórmula estabelecida para "a proteção da criação".

A cerimônia ocorrerá no "Borgo Laudato si'", um centro de formação instituído por Francisco para promover os princípios da primeira encíclica ambientalista da história da Igreja, a "Louvado sejas", publicada em 2015.

As chamadas Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo são uma área extraterritorial da Santa Sé e foram usadas como destino de veraneio dos papas por quase 400 anos, a partir de Urbano VIII, em 1626.

O complexo abrange cerca de 55 hectares e inclui jardins e as antigas ruínas da residência do imperador romano Domiciano.

Leão XIV ainda deve voltar a Castel Gandolfo entre os dias 15 e 17 de agosto, período que corresponde ao principal feriado de verão na Itália e que celebra o dogma da Assunção de Maria.