Brasil
BRICS é o novo jeito de 'fazer o multilateralismo sobreviver no mundo', diz Lula

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse na tarde desta segunda-feira (7) que o BRICS é o novo jeito de 'fazer o multilateralismo sobreviver no mundo', durante discurso na cúpula, que acontece no Rio de Janeiro.
Lula foi categórico ao declarar que o grupo "não quer mais o mundo tutelado" e que busca mais respeito à soberania de cada país. O petista também teceu críticas à Organização das Nações Unidas (ONU) ao falar que mundo não está mais em 1945, época logo após o término da Segunda Guerra Mundial.
"No BRICS a gente tem a convicção que não quer mais o mundo tutelado, não quer mais Guerra Fira, não quer mais desrespeito à soberania, não quer mais guerra. É por isso que a gente está discutindo com muita profundidade a necessidade de mudança estrutural, inclusive no estatuto da ONU."
Ainda sobre o período da Segunda Guerra Mundial, Lula destacou que são saudosistas desse período apenas aqueles que são nazistas ou fascistas e que este tipo de pessoa não faz parte do BRICS.
"Aquele mundo ficou para trás. Os saudosistas daquele mundo, do nazismo e do fascismo, são outros que não estão no BRICS. No BRICS nós queremos fortalecer o processo democrático, multilateral, a gente quer a paz, o desenvolvimento e a participação social."
Mais lidas
-
1CONGRESSO
Câmara rejeita recurso e confirma envio ao Senado de projeto sobre agentes socioeducativos
-
2LARANJAS
Justiça Eleitoral marca audiência em ação que apura fraude à cota de gênero nas eleições de Palmeira
-
3INDICAÇÃO
Marluce Caldas é indicada por Lula para o Superior Tribunal de Justiça
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5SEGURANÇA
Polícia Civil prende em São Paulo homem foragido por homicídio da sogra em Mata Grande