Política

Renan Filho confirma pré-candidatura ao Governo de Alagoas em 2026

Ministro dos Transportes anuncia intenção de retornar ao comando do Estado e promete deixar pasta em abril para disputar eleições

Redação 07/07/2025
Renan Filho confirma pré-candidatura ao Governo de Alagoas em 2026

Durante entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (7), em Arapiraca, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), oficializou publicamente sua intenção de disputar novamente o Governo de Alagoas nas eleições de 2026. O anúncio foi feito momentos antes da assinatura da ordem de serviço para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade, num ato que reuniu apresentação de obras e articulações políticas com foco no futuro eleitoral.

“Estou pronto para voltar e continuar transformando nosso estado. Alagoas avançou muito nos últimos anos, mas ainda temos muito a fazer. Se for da vontade do povo alagoano e do nosso grupo político, estarei na disputa pelo governo em 2026”, declarou o ministro, ao ser questionado sobre seus planos.

A declaração confirma especulações que circulavam nos bastidores da política estadual e nacional. Renan Filho deverá deixar o Ministério dos Transportes em abril do próximo ano, prazo limite para a desincompatibilização exigida por lei eleitoral. Com a decisão, o ex-governador abre caminho para seu retorno ao Executivo estadual, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos, entre 2015 e 2022.

À frente do governo de Alagoas, Renan foi responsável por uma série de obras estruturantes e ganhou projeção nacional pela condução fiscal equilibrada e pelo aumento dos investimentos públicos. Atualmente, como titular de uma das pastas mais estratégicas do governo Lula, tem se mantido em evidência no cenário federal.

A confirmação da pré-candidatura deve reconfigurar o tabuleiro político alagoano e acelerar as movimentações tanto na base governista quanto na oposição. Questionado sobre possíveis adversários na disputa, o ministro preferiu manter um discurso cauteloso. “Cada um tem o seu projeto. Eu sigo focado no que me cabe agora: trabalhar até o último dia no Ministério dos Transportes para entregar resultados concretos ao Brasil e, em especial, a Alagoas”, disse.

O anúncio formalizado em Arapiraca sinaliza que a disputa pelo governo estadual deve ganhar força nos próximos meses, com novas definições e articulações partidárias de olho na sucessão em 2026.