Esportes
Desenterram na China ferramentas de madeira de 300 mil anos usadas para cavar (FOTOS)

Arqueólogos desenterraram um conjunto de 35 ferramentas de madeira – paus para cavar e ferramentas pequenas pontiagudas de uso manual no local de Gantangqing, no sudoeste da China, do início do Paleolítico.
Esta descoberta revela que os hominídeos que usavam essas ferramentas fabricavam instrumentos de madeira não para a caça, mas para cavar e processar plantas.
Embora os primeiros humanos tenham trabalhado com madeira por mais de um milhão de anos, artefatos de madeira são bastante raros no registro arqueológico, particularmente durante o Pleistoceno Inferior e Médio.
A maioria das ferramentas de madeira antigas foram encontradas na África e na Eurásia ocidental, com exemplos notáveis que incluem lanças e varas para atirar da Alemanha e do Reino Unido, datando de 300.000 a 400.000 anos, bem como elementos estruturais como troncos encaixados da Zâmbia e tábuas de madeira e varas de escavação na Itália e em Israel.
Novas descobertas no local Gantangqing, no sudoeste da China, revelam uma coleção diversificada de ferramentas de madeira datadas de cerca de 361.000 a 250.000 anos atrás, marcando a mais antiga evidência conhecida de tecnologia complexa de ferramentas de madeira no Leste Asiático.
Em uma nova pesquisa, o dr. Jian-Hui Liu, do Instituto de Yunnan de Relíquias Culturais e Arqueologia, e seus colegas examinaram uma ampla gama de artefatos do local de Gantangqing, no sudoeste da China.
Entre estes estão 35 artefatos de madeira que exibem evidências claras de moldagem e uso intencional, incluindo sinais de entalhe, alisamento e desgaste, sugerindo que eles foram intencionalmente criados por hominídeos.
Estas ferramentas, a maioria das quais foram feitas de pinho, variam de grandes varas para cavar com duas mãos até pequenos instrumentos manuais, e incluem até mesmo ferramentas tipo gancho potencialmente usadas para cortar raízes de plantas.
Mais lidas
-
1CONGRESSO
Câmara rejeita recurso e confirma envio ao Senado de projeto sobre agentes socioeducativos
-
2LARANJAS
Justiça Eleitoral marca audiência em ação que apura fraude à cota de gênero nas eleições de Palmeira
-
3INDICAÇÃO
Marluce Caldas é indicada por Lula para o Superior Tribunal de Justiça
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5SEGURANÇA
Polícia Civil prende em São Paulo homem foragido por homicídio da sogra em Mata Grande