Internacional
Chefe do Estado-Maior de Israel defende acordo com o Hamas para libertação de reféns, diz mídia

O Chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel (FDI), Eyal Zamir, é a favor de um acordo com o movimento palestino Hamas para a libertação de reféns, devido à preocupação de que a continuidade das operações militares coloque suas vidas em risco, informou o jornal The Wall Street Journal, nesta segunda-feira (7).
Zamir disse ao governo israelense que prefere um acordo com o Hamas não apenas para salvar as vidas dos reféns mantidos na Faixa de Gaza, mas também porque duvida dos benefícios de um enfraquecimento ainda maior do Hamas, informou o jornal, citando uma fonte familiarizada com o assunto.
As declarações surgem logo após os comentários de Dmitri Gendelman, assessor do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, no sábado (5), que afirmou serem inaceitáveis as propostas de alteração do Hamas ao acordo de cessar-fogo intermediado pelos esforços conjuntos do Catar, Egito e EUA.
Em 7 de outubro de 2023, Israel foi alvo de um ataque de foguetes sem precedentes da Faixa de Gaza. Além disso, combatentes do Hamas se infiltraram nas áreas de fronteira, abriram fogo contra militares e civis e fizeram mais de 200 reféns. Autoridades israelenses afirmam que cerca de 1.200 pessoas foram mortas durante o ataque.
Em resposta, Israel lançou a Operação Espadas de Ferro na Faixa de Gaza e anunciou um bloqueio total do enclave. As hostilidades, interrompidas por breves cessar-fogos, custaram a vida de mais de 57.000 palestinos e cerca de 1.500 israelenses, e se espalharam para o Líbano e o Iêmen.
Mais lidas
-
1CONGRESSO
Câmara rejeita recurso e confirma envio ao Senado de projeto sobre agentes socioeducativos
-
2LARANJAS
Justiça Eleitoral marca audiência em ação que apura fraude à cota de gênero nas eleições de Palmeira
-
3INDICAÇÃO
Marluce Caldas é indicada por Lula para o Superior Tribunal de Justiça
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5SEGURANÇA
Polícia Civil prende em São Paulo homem foragido por homicídio da sogra em Mata Grande