Internacional
Ocidente enxerga como perigosas as iniciativas dos países do BRICS, diz jornal

O Ocidente vê as iniciativas dos países do BRICS como uma tentativa de reconstruir o mundo e destruir sua hegemonia, escreve o jornal alemão Bild.
"Querem reconstruir o mundo e enfraquecer o Ocidente [...]. O projeto da declaração final aborda preocupações sobre violações das regras da OMC [Organização Mundial do Comércio] e refere-se à demanda por uma reforma do FMI [Fundo Monetário Internacional]", diz o artigo.
Além disso, a publicação acredita que a iniciativa para estabelecer um novo Banco de Desenvolvimento dentro do sistema BRICS também é perigosa. De acordo com o jornal, isso aumentará o investimento nos países em desenvolvimento e reduzirá os custos dos países participantes.
"Através desta iniciativa, os países do BRICS estão deixando claro que querem assumir o palco mundial", conclui Bild.
Anteriormente, na cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, foi adotada uma declaração conjunta. Os participantes da cúpula condenaram os ataques ao Irã e também confirmaram que a Faixa de Gaza deve ser administrada pelas autoridades palestinas. Além disso, eles condenaram os recentes ataques contra linhas ferroviárias e pontes em regiões da Rússia e expressaram a esperança de que os atuais esforços para resolver o conflito na Ucrânia levarão a um acordo de paz.
Mais lidas
-
1CONGRESSO
Câmara rejeita recurso e confirma envio ao Senado de projeto sobre agentes socioeducativos
-
2LARANJAS
Justiça Eleitoral marca audiência em ação que apura fraude à cota de gênero nas eleições de Palmeira
-
3INDICAÇÃO
Marluce Caldas é indicada por Lula para o Superior Tribunal de Justiça
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5SEGURANÇA
Polícia Civil prende em São Paulo homem foragido por homicídio da sogra em Mata Grande