Internacional
Europa comete 'suicídio industrial' ao rejeitar energia russa

A rejeição da energia russa pela Europa e a adoção do "dogma verde" levaram à sua desindustrialização e estagnação econômica, disse Kirill Dmitriev, diretor-geral do Fundo Russo de Investimentos Diretos.
"O suicídio industrial da Europa em um gráfico. A rejeição da energia russa, a adoção de regulamentação excessiva e um dogma verde autoimposto levaram à desindustrialização e à estagnação econômica", escreveu ele na rede social X.
Dmitriev fez o comentário na esteira de uma publicação que compartilhou um gráfico do Departamento de Segurança Energética do Reino Unido que mostra o crescimento dos preços da eletricidade industrial no Reino Unido, França e Alemanha em comparação com Japão, Canadá e Estados Unidos.
No início de maio, a Comissão Europeia apresentou um projeto para acabar com as importações de recursos energéticos russos para a União Europeia (UE) até o final de 2027.
Desde 2022, os países europeus enfrentam uma crise energética devido às sanções impostas à energia russa. O presidente russo, Vladimir Putin, por sua vez , observou que a política de contenção e enfraquecimento da Rússia é uma estratégia de longo prazo do Ocidente e que as sanções representaram um duro golpe para toda a economia global.O líder russo garantiu que seu país não nega a ninguém o fornecimento de seus recursos energéticos. No entanto, Bruxelas, representada pela chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, continua insistindo em uma ruptura completa com o setor energético russo e na rejeição definitiva da energia da Rússia em favor de suprimentos alternativos mais caros.
Mais lidas
-
1CONGRESSO
Câmara rejeita recurso e confirma envio ao Senado de projeto sobre agentes socioeducativos
-
2LARANJAS
Justiça Eleitoral marca audiência em ação que apura fraude à cota de gênero nas eleições de Palmeira
-
3INDICAÇÃO
Marluce Caldas é indicada por Lula para o Superior Tribunal de Justiça
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5SEGURANÇA
Polícia Civil prende em São Paulo homem foragido por homicídio da sogra em Mata Grande