Brasil
NBD pode financiar estudo para cabos submarinos de fibra ótica do Sul Global, diz ministra

Em meio à cúpula dos chefes de Estado do BRICS, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ressaltou neste domingo (6) que os países membros do BRICS compreenderam a necessidade de dominar a tecnologia em várias áreas do conhecimento, como a inteligência artificial e infraestrutura.
"A inteligência artificial é uma das tecnologias mais disruptivas porque consegue dar soluções para assuntos muito complexos, como avançar nos diagnósticos para a saúde, possibilitar uma educação mais direcionada, além de garantir avanços e soluções para o serviço público", destacou.
A ministra brasileira também pontuou que o BRICS entendeu a necessidade de partilha da infraestrutura que permite o avanço tecnológico do grupo. É nisso que entra a proposta para implantar cabos submarinos de fibra óptica entre os países membros e também todo o Sul Global.
"Nesse sentido, decidimos hoje [domingo] no encontro que houve dos ministros do BRICS de fazer um estudo de viabilidade para implantar o cabo submarino de fibra ótica, afinal vivemos em um tempo em que os dados são decisivos para a agenda de desenvolvimento dos países. Temos que ter um cabo próprio para que os dados sejam nossos, já que hoje estão muito concentrados no Norte Global", afirmou.
Conforme Luciana Santos, será realizado um pedido de financiamento junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) para viabilizar o início dos estudos. "Aliás, queremos garantir que essa fibra óptica circule por todo o Sul Global e esteja disponível aos países que queiram utilizar a infraestrutura", finalizou.
Mais lidas
-
1TRANSPORTE
Arapiraca inicia obras do VLT com investimento de R$ 200 milhões
-
2ELEIÇÃO ESMAGADORA
Com ampla vitória, Ronaldo Medeiros assume comando do PT em Alagoas e promete renovação partidária
-
3COMPARECEU EM MASSA
PT realiza eleição interna com forte disputa em Alagoas e mobilização histórica em Palmeira dos Índios
-
4TRAVOU
Indicação ao STJ emperra por impasse político entre Lula, Lira e JHC, aponta colunista
-
5ELEIÇÃO TRANQUILA
Silvano Vieira é eleito presidente do PT em Rio Largo; chapa estadual de Ronaldo Medeiros também vence no município