Geral
Retirada de ônibus que caiu na Serra da Barriga é concluída sete meses após tragédia
Operação complexa durou 11 dias e abre caminho para perícia que investigará causas do acidente que matou 20 pessoas
União dos Palmares (AL) – Depois de sete meses do grave acidente que tirou a vida de 20 pessoas, a operação para retirar o ônibus que despencou na Serra da Barriga, em União dos Palmares, foi finalizada na noite dessa sexta-feira (4). A ação começou no dia 25 de junho e se estendeu por 11 dias, mobilizando uma força-tarefa com diferentes órgãos públicos e apoio de uma empresa especializada em remoção de grandes veículos.
Terreno desafiador
O trabalho foi considerado de alta complexidade por causa das características do local: uma área de mata fechada e íngreme, com aproximadamente 200 metros de profundidade. Para tornar a retirada viável, os técnicos decidiram dividir o ônibus em duas partes. A primeira foi içada na última quarta-feira (2) e a segunda, que continha componentes essenciais para a perícia, foi removida ontem.
Para concluir o serviço, foram utilizados guinchos de grande porte, cabos de aço, maquinário pesado e equipes especializadas em resgates em áreas de difícil acesso. Participaram da operação o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL), as polícias Civil e Científica e uma empresa terceirizada responsável pelos equipamentos.
Próximos passos da investigação
Com o veículo finalmente fora do local do acidente, o Instituto de Criminalística deve iniciar uma análise técnica minuciosa dos sistemas de freios, suspensão, direção e transmissão. Os peritos criminais Marcelo Velez e Nivaldo Cantuária, acompanhados de um mecânico, irão conduzir a inspeção a partir da próxima semana.
O ônibus será levado ao pátio da Polícia Civil em Rio Largo, onde permanecerá sob custódia até a conclusão dos trabalhos periciais. A investigação busca esclarecer as causas do acidente, que até agora não puderam ser totalmente apuradas pela posição em que o veículo permaneceu desde novembro do ano passado, e pode resultar na responsabilização criminal de pessoas envolvidas na tragédia.
Mais lidas
-
1PELO YOUTUBE
Reportagem de Wadson Correia desmascara esquema milionário e corrupção no PT Alagoas
-
2DESPEDIDA
Corpo de Juliana Marins é sepultado em Niterói após tragédia na Indonésia
-
3OBITUÁRIO
Fotógrafo e influenciador Guga Regis morre aos 27 anos vítima de câncer
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió