Política
Brota na Grota leva inclusão digital e ações de autoestima ao bairro do São Jorge

O programa itinerante Brota na Grota, promovido pela Prefeitura de Maceió, marcou presença no bairro do São Jorge nessa sexta-feira (4), oferecendo serviços gratuitos que levaram cidadania, inclusão social, inclusão digital e inovação diretamente para a comunidade.
Um dos grandes destaques desta edição foi a estreia da parceria entre Brota na Grota e Tech Massa, iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDCITI). Pela primeira vez integrado ao evento itinerante, o Tech Massa levou oficinas práticas e gratuitas sobre empreendedorismo digital e ferramentas como Excel, Canva, criação de currículo, redes sociais e até ChatGPT.
Para o coordenador do Brota, Sérgio Miranda, a chegada do Tech Massa reforça o compromisso de levar oportunidades reais para as áreas mais vulneráveis da capital. “Agora podemos dizer que estão realmente brotando futuros empreendedores nas grotas. São pessoas capacitadas por cursos tecnológicos, que vão transformar a realidade das comunidades mais carentes de Maceió”.
Augusto Rocha, diretor de Cidade Inteligente da SEDCITI, comemorou o sucesso da parceria na primeira participação conjunta. “Estamos muito felizes com essa união do Tech Massa com o Brota na Grota. Essa parceria certamente será duradoura e vai expandir para mais bairros, levando inclusão digital e oportunidades para todo maceioense”.
Voltando ao já tradicional evento itinerante, outro serviço de destaque foi o retorno dos cortes de cabelo feminino e escova, oferecido pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (SEMUC). Mariana Alves, Coordenadora-Geral de Enfrentamento à Violência e Acolhimento de Mulheres Vítimas de Violência, destacou a importância da ação para a autoestima e fortalecimento das mulheres.
“Em comunidades vulneráveis, muitas mulheres têm uma rotina dura e pouco tempo para cuidar de si mesmas. Um simples corte de cabelo ou uma escova pode despertar sentimentos poderosos de valorização pessoal, ajudando essas mulheres a reconhecerem seu protagonismo, romperem ciclos de violência e buscarem novos caminhos”.
A moradora Ivanilda de Freitas, 61 anos, aprovou o serviço. “Cortei o cabelo e gostei muito! Muitas mães daqui não têm condições de pagar por isso, então é importante demais. Recomendo com certeza”.

Já Jessyca Rúbia, 32 anos, veio do bairro Ouro Preto especialmente para participar da ação. “Fiquei sabendo pelo Instagram e vim buscar vários serviços sociais e de saúde. Aproveitei para cortar o cabelo, e achei tudo muito organizado. Valeu muito a pena ter vindo”.
Além das oficinas do Tech Massa e das ações voltadas à autoestima feminina, os moradores tiveram acesso a serviços de saúde como consultas médicas, odontologia, vacinação, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites, Covid-19), atendimento veterinário, orientações nutricionais, atualização do CadÚnico e do Bolsa Família, assessoria jurídica e suporte para empreendedores (MEI).
O espaço infantil e o Restaurante Popular Itinerante, que serviu refeições completas por apenas R$ 3,00, continuam também a ser grandes destaques da ação, este último distribuindo 150 refeições todas as ações.
O Brota na Grota, lançado pela Prefeitura de Maceió em 2023, já ultrapassou 150 mil atendimentos realizados nas comunidades, consolidando-se como o maior programa itinerante de inclusão social e cidadania do país.
Mais lidas
-
1PELO YOUTUBE
Reportagem de Wadson Correia desmascara esquema milionário e corrupção no PT Alagoas
-
2DESPEDIDA
Corpo de Juliana Marins é sepultado em Niterói após tragédia na Indonésia
-
3OBITUÁRIO
Fotógrafo e influenciador Guga Regis morre aos 27 anos vítima de câncer
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió