Alagoas

Secdef faz visita técnica a casa de passagem para animais de rua em União dos Palmares

Marcelo Alves / Ascom Secdef 04/07/2025
Secdef faz visita técnica a casa de passagem para animais de rua em União dos Palmares
Tereza Nelma elogiou trabalho da entidade, que oferta cuidados, acolhe e garante segurança aos animais - Foto: Maria Eduarda


A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) fez uma visita técnica na casa de passagem para cães e gatos de rua, em União dos Palmares, nesta sexta-feira (4). A iniciativa se trata de mais uma das ações desenvolvidas pelo órgão para acompanhamento de ações, fomento e promoção de políticas públicas que visam ao bem-estar e à defesa dos direitos dos animais no estado.

 

A secretária da Secdef, Tereza Nelma, classificou a iniciativa como um instrumento de saúde pública, levando em consideração a importância da casa de passagem que oferta cuidados, acolhe e garante segurança aos animais.

 

“Essa iniciativa é um exemplo de política pública de boas práticas de bem-estar aos animais de rua. E essa casa de passagem precisa ser replicada pelos municípios alagoanos como um equipamento que protege e leva saúde para os animais abandonados, garantindo saúde pública”, disse.

 

A superintendência de Defesa da Proteção Animal da Secdef, Walma Gonçalves, também ressaltou a necessidade da implementação de casas de passagem de animais em todo o estado.

 

"Além da castração, a casa de passagem de animais de União dos Palmares é uma política pública assertiva que promove prevenção, controle e monitoramento dos animais abandonados. Isso é muito importante para a saúde dos animais e da população", disse.

 

Idealizada pela primeira-dama de União dos Palmares, Alane Menezes, a casa de passagem animal faz parte do Programa União PET do município e foi criada para auxiliar na recuperação de animais que foram submetidos à cirurgia de castração da iniciativa.

 

“A casa é um abrigo temporário para animais abandonados que são atendidos, por meio de serviço de castração, verificação e banho. Disponibiliza espaços seguros para esses animais até que sejam adotados”, destacou.