Política
Seminário Nacional debate Novo Plano Nacional de Educação em Alagoas
Deputado Federal Rafael Brito (MDB-AL) destaca avanços e desafios da educação durante evento

Alagoas sediou, na tarde desta quarta-feira (3), o Seminário Nacional do Novo Plano Nacional de Educação (PNE), evento conduzido pelo deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), que atua como 3º vice-presidente da Comissão Especial do PNE na Câmara dos Deputados.
O encontro ocorreu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) e reuniu diversas autoridades, entre elas o governador em exercício, Ronaldo Lessa, o deputado estadual Ronaldo Medeiros, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (Ama), Marcelo Beltrão, e o prefeito de União dos Palmares, Júnior Menezes, além de representantes de entidades de classe e instituições de ensino do estado.
Entre os principais temas debatidos estiveram o financiamento das ações e metas previstas no PNE, a valorização e remuneração de profissionais da educação, a infraestrutura escolar e a qualidade do ensino público.
“A escuta pública sobre o PNE é a etapa mais importante de todo o processo de construção dessa política pública. Hoje, ouvimos políticos, gestores e profissionais da educação, comprometidos com o futuro de Alagoas e do país. Todos os apontamentos serão debatidos com a Comissão Especial do PNE no Congresso Nacional para que sejam respeitadas as diferentes necessidades dos estados brasileiros”, destacou Rafael Brito.
Dados apresentados durante o evento mostram que, no ensino fundamental, 95% das crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em Alagoas estão matriculados ou já concluíram essa etapa, resultado que acompanha a média nacional. No ensino médio, 71,3% dos jovens de 15 a 17 anos frequentam a série adequada à faixa etária, índice que supera a média da região Nordeste, conforme dados do IBGE.
O governador em exercício, Ronaldo Lessa, ressaltou a importância do debate para garantir avanços. “Estamos debatendo o futuro do nosso país com quem é de direito. O Plano Nacional de Educação é o documento que define como vamos conduzir a educação do país para os próximos 10 anos e temos que respeitar as particularidades dos estados brasileiros. Alagoas já avançou bastante, mas não podemos recuar”, afirmou.
Rafael Brito também enfatizou a necessidade de criar instrumentos mais eficazes de valorização profissional.
“Aprovamos na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados o PL 2531/2021, que trata da valorização dos profissionais da educação básica em todo país. E, nas discussões para estabelecer o Sistema Nacional de Educação, apresentei uma proposta que limita a contratação de profissionais temporários, fazendo com que as políticas públicas tenham continuidade e os profissionais sejam remunerados dignamente”, pontuou o parlamentar, que também preside a Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional.
O texto final do novo Plano Nacional de Educação deve ser votado no Congresso em agosto deste ano.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Fotógrafo e influenciador Guga Regis morre aos 27 anos vítima de câncer
-
2PELO YOUTUBE
Reportagem de Wadson Correia desmascara esquema milionário e corrupção no PT Alagoas
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4NASA
Astronauta da NASA captura da EEI raro fenômeno atmosférico dificilmente visto da Terra (FOTOS, VÍDEO)
-
5DESACATO
Homem embriagado resiste à PM e acaba preso com drogas no bairro Canafístula, em arapiraca