Esportes
Sepulturas de cultura nômade do deserto de 500 anos são descobertas no México (FOTO)

Pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México examinaram uma caverna subterrânea profunda na Área Natural Protegida de Ocampo, em Coahuila, e encontraram restos humanos e artefatos associados a culturas nômades do deserto.
Os trabalhos começaram depois que um morador local relatou a presença de saqueadores e a profanação de sepulturas antigas. Com o apoio da Comissão Nacional para Áreas Naturais Protegidas (Conanp), foi organizada uma expedição de resgate de emergência, escreve a entidade.
O arqueólogo Yuri de la Rosa Gutiérrez encontrou um buraco estreito, com cerca de meio metro de diâmetro - a entrada para a caverna. Descendo a uma profundidade de 12 metros, os especialistas encontraram uma câmara semicircular com os restos mortais de 17 pessoas, incluindo o crânio de uma criança, bem como 15 fragmentos de tecidos com mais de 500 anos.
Resgate de complexo mortuário, pertencente a povos nômades do deserto, em uma caverna profunda de Coahuila.
De acordo com Gutiérrez, trata-se de uma caverna pré-hispânica. Os corpos dos mortos foram provavelmente embrulhados em panos e acompanhados por objetos colocados em cestos e em tapetes. Infelizmente, os saques violaram a disposição original dos artefatos e o contexto histórico.
Naquela época a região era habitada por caçadores-coletores - nômades do deserto, conhecidos por sua habilidade em tecer cordas. Talvez tenha sido com a ajuda dessas cordas que eles desceram para a caverna para os ritos de enterro.
Mais lidas
-
1OBITUÁRIO
Fotógrafo e influenciador Guga Regis morre aos 27 anos vítima de câncer
-
2PELO YOUTUBE
Reportagem de Wadson Correia desmascara esquema milionário e corrupção no PT Alagoas
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4NASA
Astronauta da NASA captura da EEI raro fenômeno atmosférico dificilmente visto da Terra (FOTOS, VÍDEO)
-
5DESACATO
Homem embriagado resiste à PM e acaba preso com drogas no bairro Canafístula, em arapiraca