Alagoas
Governo de Alagoas articula capacitação de agentes públicos para combate à desinformação

O secretário de Estado da Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, articulou na manhã desta quinta-feira (3), uma parceria estratégica com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em Brasília. A reunião contou com a participação de representantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da equipe técnica do IBICT, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e debateu iniciativas para a fortalecer a integridade da informação pública no Estado.
Durante o encontro, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo de Alagoas e o IBICT para desenvolver projetos de enfrentamento à desinformação e de acesso qualificado à informação científica, especialmente por meio da realização, ainda este ano, do curso “Influsciencers” (Influencers da Ciência) em Alagoas. O curso, que será ministrado durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, qualificará jovens e criadores de conteúdo digital para a produção de conteúdos sobre ciência.

Outro eixo discutido foi a formação de agentes de atenção básica à saúde, de endemias e de primeira infância, com foco no combate à desinformação em temas como vacinação. A proposta é qualificar esses profissionais em multiplicadores da informação confiável nas comunidades em que atua, mitigando a circulação de conteúdos desinformativos que desestimulam a imunização. “O combate à desinformação passa por abordagens acolhedoras, que consigam ouvir as angústias e ansiedades. Não adianta fazer enfrentamento. Conseguir reverter a desinformação passa por um processo de escuta ativa. Quando um agente, que já é próximo da família, atua na mitigação da desinformação, a gente alcança mais resultados”, explica o coordenador do Núcleo de Integridade da Informação de Alagoas, José Jance Marques.

O encontro abriu caminhos para novas colaborações entre o Governo de Alagoas e o IBICT, especialmente com foco no aprimoramento das políticas públicas de comunicação, a partir do uso ético, transparente e baseado em evidências da informação pública. “A desinformação é um dos maiores desafios contemporâneos. Fortalecer parcerias com instituições como o IBICT e a UFAL é estratégico para ampliar o acesso à informação de qualidade, proteger a democracia e aproximar a ciência do cidadão”, destacou Wendel Palhares.
Mais lidas
-
1LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
2INVESTIGAÇÃO
Caso Gabriel Lincoln: laudo balístico confirma que arma encontrada com o jovem estava apta a realizar disparos
-
3MOBILIDADE URBANA
Renan Filho lança VLT em Arapiraca nesta segunda (7)
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Secretária protesta nas redes: Águas do Sertão ignora decreto e continua "escavacando" Palmeira