Geral

Lula homenageia papa Francisco e Mujica em discurso no Mercosul

'Orgulho de vir do mesmo lugar que 2 seres excepcionais', disse

Redação ANSA 03/07/2025
Lula homenageia papa Francisco e Mujica em discurso no Mercosul
Pepe Mujica e papa Francisco durante encontro em junho de 2013 - Foto: ANSA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou uma homenagem ao papa Francisco e ao ex-mandatário do Uruguai Pepe Mujica, mortos em 2025, em seu discurso na cúpula de chefes de Estado do Mercosul em Buenos Aires, na Argentina.

O mandatário assume nesta quinta-feira (3) a presidência pro tempore semestral do bloco sul-americano, que ainda inclui Bolívia, Paraguai e Uruguai, além de Brasil e Argentina.

"Desde a última cúpula [do Mercosul], em Montevidéu, perdemos duas grandes referências do Cone Sul: o presidente Pepe Mujica e o papa Francisco. Tenho orgulho de vir do mesmo quadrante da Terra que esses dois seres humanos excepcionais", disse Lula em seu pronunciamento.

"A presidência brasileira do Mercosul honrará seu legado, trabalhando por uma integração solidária e sustentável", salientou.

O papa Francisco faleceu no último dia 21 de abril, aos 88 anos, vítima de um AVC após uma batalha contra uma pneumonia. Já Mujica morreu em 13 de maio, às vésperas de completar 90 anos, em função de um câncer no esôfago.